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Title: Contrarreforma do Ensino Superior no Pós-1990: O EAD Como Estratégia Expansionista
Authors: Ferreira, Andreza Telles dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Larissa Dahmer
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Larissa Dahmer
Pereira, Tatiana Dahmer
Motta, Vânia Cardoso da
Vale, Andréa Araújo do
Issue Date: 2015
Abstract: A dissertação tem por objetivo refletir sobre o perfil da expansão do ensino superior brasileiro, em especial do ensino a distância (EAD), bem como analisar a relação entre os mesmos. Compreender o processo de expansão do ensino superior a partir da sua segunda fase que se inicia no governo FHC, passando pelo governo Lula e mantendo-se em vigor com o governo Dilma. Busca-se analisar como estes governos priorizam a ampliação desse nível de ensino via setor privado. Identificamos que a escolha do governo em ofertar EAD está de acordo com as recomendações dos organismos internacionais, com as políticas de ajuste fiscal, a fim de estabilizar a economia e reduzindo os gastos na área social, repassando para iniciativa privada suas responsabilidades. Buscamos, assim, mostrar como o EAD é viável para o aumento das estatísticas educacionais do país, sendo lucrativo para a burguesia nacional e internacional e menos custoso para o Estado, seguindo as exigências do capital internacional em tempo de mundialização do capital.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation has as objective a reflection about brazilian higher education expansion profile, specially distance learning, as well as analysing the connection between them. Understanding this expansion process since FHC's federal administration, englobing Lula's and Dilma's actual administration. This study aims to demonstrate how these last administrations had priorized the private sector distance learning. The government's choice is alligned to the recommendations of international organisms, including fiscal adjustment politics, economy stabilization and reduced social spending, resulting in a State that leaves its responsabilities to the private sector. Concluding, this dissertation focus in demonstrate how viable is distance learning to increase national educational statistics, being lucrative for the national and international bourgeoisies and less expensive to the State, following international capital exigences in times of capital mundialization.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11190
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