CONTRARREFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO PÓS-1990: O EAD COMO ESTRATÉGIA EXPANSIONISTA
Mercantilização do ensino superior
Ensino a distância
Serviço Social e desenvolvimento regional
Educational politics
Distance learning
Higher education commercialization
Ferreira, Andreza Telles dos Santos | Posted on:
2015
Abstract
A dissertação tem por objetivo refletir sobre o perfil da expansão do ensino superior brasileiro, em especial do ensino a distância (EAD), bem como analisar a relação entre os mesmos. Compreender o processo de expansão do ensino superior a partir da sua segunda fase que se inicia no governo FHC, passando pelo governo Lula e mantendo-se em vigor com o governo Dilma. Busca-se analisar como estes governos priorizam a ampliação desse nível de ensino via setor privado. Identificamos que a escolha do governo em ofertar EAD está de acordo com as recomendações dos organismos internacionais, com as políticas de ajuste fiscal, a fim de estabilizar a economia e reduzindo os gastos na área social, repassando para iniciativa privada suas responsabilidades. Buscamos, assim, mostrar como o EAD é viável para o aumento das estatísticas educacionais do país, sendo lucrativo para a burguesia nacional e internacional e menos custoso para o Estado, seguindo as exigências do capital internacional em tempo de mundialização do capital.
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Política educacionalMercantilização do ensino superior
Ensino a distância
Serviço Social e desenvolvimento regional
Educational politics
Distance learning
Higher education commercialization
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