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Title: A educação de jovens e adultos: uma abordagem para a disciplina de Física
Authors: Oliveira, Maria Isabela Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Fabiana Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisorco: Mora, Tatiana Arenas
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Fabiana Monteiro de
Almeida, Lúcia da Cruz de
Lacerda, Thiago Correa
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Oliveira, Maria Isabela Nascimento de. A educação de jovens e adultos: uma abordagem para a disciplina de física. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos não possui o destaque necessário no Brasil. Marcas do ensino supletivo instituídos para esta modalidade durante a ditadura militar ainda é encontrado em nossa constituição. Para sanar este problema, são necessárias políticas voltadas para aqueles que procuram educação na idade diferente daquela que é considerada correta. Para tal, a Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro iniciou, em 2013, o programa Nova EJA, visando melhorar a educação na modalidade no Estado. Com este pano de fundo, o presente trabalho tem como objetivo principal fazer uma proposta de abordagem metodológica, utilizando aulas teóricas e práticas, para a disciplina de Física utilizando as diretrizes deste novo programa. Por fim, foram analisados os desenvolvimentos dos alunos ao longo de um bimestre sob essa proposta de aprendizagem do ensino. Os resultados e as percepções dos alunos são apresentados neste presente trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: Youth and Adult Education does not have the necessary emphasis in Brazil. Marks of supplementary education instituted for this modality during the military dictatorship is still found in our constitution. To end this problem, policies are needed for those seeking education at a different age than the one that is considered ideal. To this end, the Secretary of Education of the State of Rio de Janeiro initiated in 2013 the Nova EJA program, aimed at improving education in the modality. This work has as main objective to make a proposal of a different methodological approach for the discipline of physics using the guidelines of this new program. Finally, we analyzed the students' developments over a two month period about teaching learning proposal. The results and the perceptions of the students are presented in this present work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11195
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