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Title: Análise da abordagem de questões sociocientíficas em livros didáticos para escolas do ensino médio da rede pública
Authors: Santos, Beatriz Cruz dos
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lúcia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lúcia da Cruz de
Costa, Eden Vieira
Costa, Isa
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Santos, Beatriz Cruz dos. Análise da abordagem de questões sociocientíficas em livros didáticos para escolas do ensino médio da rede pública. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Os resultados da Pesquisa em Ensino de Física juntamente com documentos oficiais do governo brasileiro têm gerado recomendações e apontado caminhos para a efetivação de mudanças nas práticas educativas. Nesse sentido, o objetivo do ensino da Ciência limitado à própria Ciência é substituído por uma visão mais ampla – a Ciência como cultura, de modo a propiciar aos alunos a percepção da Ciência interrelacionada à Tecnologia e à Sociedade. O livro didático é um instrumento importante para professores e alunos na perspectiva de mudanças. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com a primeira distribuição de livros de Física para alunos do Ensino Médio em 2009, incorporou nos seus critérios de avaliação das obras didáticas aqueles que se referem ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Todavia, a forma como os elementos relacionados à CTS figuram nos livros nos levou a colocá-la como objeto de estudo. Para tanto, selecionamos, dentre as - obras que integram o PNLD – Física para o triênio 2018-2020, aleatoriamente duas, baseando nos apenas na proximidade e no afastamento do enfoque CTS em seus títulos. A análise dessas obras nos possibilitou constatar que o PNLD influenciou a inserção de temas CTS nos livros de Física do Ensino Médio. Em uma das obras a forma de inserção dos elementos CTS é mais propícia a sua incorporação nos planejamentos de ensino, enquanto que na outra, demanda da vontade e preparo do professor, já que os elementos de CTS são segregados dos textos voltados ao que é compreendido como conteúdo, podendo ser facilmente descartados.
metadata.dc.description.abstractother: The results of Research in Physics Teaching and brazilian’s official government documents recommended and pointed out changes in educational practices. So, the objective of science teaching restricted to science itself is replaced by a bright new horizon - Science as culture, providing students a new perception of Science interrelated to Technology and Society. The textbook is an important tool for teachers and students for new perspectives. The brazilian “National Textbook Program” (PNLD), with the first distribution of Physics textbooks for high school students since 2009, incorporated on its criteria textbook collections those which refer to the Science, Technology and Society (STS) approach. However, the way how the elements related to STS appear in the books led us to choose our as an object of study. For that, we selected, among the collections that integrate the PNLD Physics textbooks for the 2018-2020 triennium, two textbooks based on the proximity and distance of the CTS approach in its titles. The analysis of these collections allowed us to verify that the PNLD influenced the insertion of STS subjects in the high school physics’ textbooks. In one of the textbook collection the insertion of the STS elements is more propitious to its incorporation into the lesson plans while the other demands teacher preparation, since the elements of STS are segregated from the texts directed to what’s understood as content, and can be easily discarded.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11196
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

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