ANÁLISE DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
Programa Nacional do Livro Didático
Física
Ensino médio
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Programa Nacional do Livro Didático
Física
Ensino médio
Science, Technology and Society
Brazilian National Program of Didactic Book
Physics
High School
Santos, Beatriz Cruz dos | Publicado en:
2018
Resumen
Os resultados da Pesquisa em Ensino de Física juntamente com documentos oficiais do governo brasileiro têm gerado recomendações e apontado caminhos para a efetivação de mudanças nas práticas educativas. Nesse sentido, o objetivo do ensino da Ciência limitado à própria Ciência é substituído por uma visão mais ampla – a Ciência como cultura, de modo a propiciar aos alunos a percepção da Ciência interrelacionada à Tecnologia e à Sociedade. O livro didático é um instrumento
importante para professores e alunos na perspectiva de mudanças. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com a primeira distribuição de livros de Física para alunos do Ensino Médio em 2009, incorporou nos seus critérios de avaliação das obras didáticas aqueles que se referem ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Todavia, a forma como os elementos relacionados à CTS figuram nos livros nos levou a colocá-la como objeto de estudo. Para tanto, selecionamos, dentre as - obras que integram o PNLD – Física para o triênio 2018-2020, aleatoriamente duas, baseando nos apenas na proximidade e no afastamento do enfoque CTS em seus títulos. A análise dessas obras nos possibilitou constatar que o PNLD influenciou a inserção de temas CTS nos livros de Física do Ensino Médio. Em uma das obras a forma de inserção dos elementos CTS é mais propícia a sua incorporação nos planejamentos de ensino, enquanto que na outra, demanda da vontade e preparo do professor, já que os elementos de CTS são segregados dos textos voltados ao que é compreendido como conteúdo, podendo ser facilmente descartados
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
SANTOS, Beatriz Cruz dos. Análise da abordagem de questões sociocientíficas em livros didáticos para escolas do ensino médio da rede pública. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.Sujeta/Sujeto(s)
Ciência, Tecnologia e SociedadePrograma Nacional do Livro Didático
Física
Ensino médio
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Programa Nacional do Livro Didático
Física
Ensino médio
Science, Technology and Society
Brazilian National Program of Didactic Book
Physics
High School
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: