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Title: Deslizamentos de encostas: energia mecânica, suas transformações e a perspectiva CTS
Authors: França, Luiz Henrique de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lúcia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lúcia da Cruz de
Costa, Isa
Souza, José Antônio e
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: França, Luiz Henrique de. Deslizamentos de encostas: energia mecânica, suas transformações e a perspectiva CTS. 2018. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Em contraposição à abordagem tradicional dos conteúdos de Física no Ensino Médio da Educação Básica, em que, na maioria das vezes, o conhecimento científico é apresentado apartado das vivências cotidianas dos alunos, os resultados das pesquisas em educação em Ciências têm apontado para a necessidade de metodologias que contemplem a contextualização dos conteúdos. Dentre as diversas possibilidades, optamos pela perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com o objetivo de elaborar uma proposta de ensino a partir da exploração de temas controversos no ensino de Física. Nesse sentido, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a proposta elaborada traz para a sala de aula o debate de um tema real – os deslizamentos de encostas -, que, sem dúvida, é um problema de cunho social e próximo à realidade dos alunos, seja por experiência vivencial concreta, seja por noticiários nos meios de comunicação. Dentre as possibilidades da abordagem CTS no âmbito escolar presentes na literatura, optamos por fundamentar a proposta de ensino na dinâmica denominada “enxerto CTS”, por meio da técnica da controvérsia controlada. Nessa perspectiva, necessariamente, se faz presente o diálogo entre diferentes leituras, incluindo aquela que se refere ao conhecimento científico. Sobre esse aspecto, a construção da proposta de ensino abarca o conhecimento científico relativo à energia mecânica e suas transformações. Em termos de recursos didáticos, a proposta de ensino faz uso de reportagens, vídeos, e dados reais, já que buscamos um cenário realístico em que se fazem presentes os conceitos físicos. Não foi possível a aplicação da proposta de ensino, entretanto, esperamos que quando utilizada em aulas de Física do Ensino Médio, os resultados ultrapassem o espaço e tempo escolares. Em outras palavras, esperamos que os alunos, além de observarem a física do problema (tema controverso), passem a ter um olhar crítico, uma postura vigilante para cobrar das autoridades soluções concretas, bem como serem capazes de alertar, de se conscientizar e, quando possível, auxiliar na conscientização de moradores das áreas de risco. Que levem consigo adiante por toda sua vida essa postura crítica, diante de situações, nas quais se faz necessário juízo de valor, pois desta forma será um cidadão conhecedor pleno de seus direitos e deveres e de seu papel na sociedade.
metadata.dc.description.abstractother: In contrast to the traditional approach of Physics contents in Basic Education High School, in which, for the most part, scientific knowledge is presented separated from the daily experiences of the students, the results of research in Science education have pointed to the need of methodologies that contemplate the content context. Among the various possibilities, we opted for the Science, Technology and Society (STS) perspective, with the objective of elaborating a teaching proposal based on the exploration of controversial subjects in Physics teaching. In this sense, in line with the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the elaborated proposal brings to the classroom the debate of a real theme landslide, which is undoubtedly a social problem and close to reality of the students, either by concrete living experience or by midia news. Among the possibilities of STS approach in the school context present in the literature, we chose to base the teaching proposal on the dynamics called "STS grafting", through the technique of controlled controversy. From this perspective, necessarily, the dialogue between different readings is included, besides that which refers to scientific knowledge. In this respect, the construction of the teaching proposal covers the scientific knowledge related to mechanical energy and its transformations. In terms of didactic resources, the teaching proposal makes use of reports, videos, and real data, since we look for a realistic scenario in which the physical concepts are present. It was not possible to apply the teaching proposal, however, we expect that when used in classes of level High School Physics, the results exceed the school space and time. In other words, we hope that students, in addition to observing the physics of the problem (controversial subject), will have a critical eye, a vigilant posture to receive concrete solutions from the authorities, as well as being able to alert, and, where possible, assist in raising the awareness of residents of risk areas. That they carry with them this critical posture throughout their lives in the face of situations in which value judgment is necessary, because in this way they will be a knowledgeable citizen full of their rights and duties and aware of their role in society.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11199
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