Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11201
Title: Avaliação da aprendizagem continuada e reflexão da prática docente: uma contribuição para o ensino de qualidade
Authors: Garcez, Paulo Fabriccio Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Souza, José Antônio e
Lima, Marco Antônio Frota
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Garcez, Paulo Fabriccio Cardoso. Avaliação da aprendizagem continuada e reflexão da prática docente: uma contribuição para o ensino de qualidade. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Diante dos impactos econômicos e sociais na sociedade, de correntes da quarta revolução industrial, do baixo aproveitamento escolar, do alerta para a importância da alfabetização dos jovens em ciências, para desenvolver habilidades e competências por meio da democratização do ensino de Física e do interesse verdadeiro do professor no desenvolvimento do aluno, urge a necessidade de que no ensino formal a aprendizagem se dê de maneira ativa, inteligível e avance para os níveis mais complexos de capacidades cognoscitivas do indivíduo. A proposta do presente trabalho permite refletir a prática de ensino docente e resgatar a função diagnóstica da avaliação a serviço da aprendizagem satisfatória e bem- sucedida. A avaliação da aprendizagem dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Joaquim Távora consistiu de uma lista de exercícios ao término da aula , que após a sua correção, serviu de subsídio para o autor refletir sobre a ação a partir da coleta de dados e análise estatística de acertos e, principalmente, de erros de questões relacionadas aos tópicos da aula sobre as Leis de Newton, o que indicou o reforço no ensino do assunto para a turma em que houvesse necessidade, antes de iniciar a aula sobre as Aplicações das Leis de Newton. Dessa forma, ao identificar onde estão presentes as falhas de compreensão dos tópicos componentes de cada aula é evitado o acúmulo de dúvidas que pudessem contribuir de forma negativa para o contínuo processo de ensino e aprendizagem de Física.
metadata.dc.description.abstractother: In view of the economic and social impacts on society, due to the fourth industrial revolution, the low achievement of school , the alert for the importance of the literacy of young people in science to develop skills and competences through the democratization of physics teaching and the true interest of the teacher in the development , there is an urgent need for formal learning to take place in an active , intelligible way and advance to the more complex leve ls of cognitive capacities of the individual. The purpose of this study is to reflect the teaching practice and to rescue the diagnostic function of evaluation in service of satisfactory and successful learning. The Physics learning evaluation in the first year of high school students at Joaquim Távora State School consisted of a list of exercises at the end of the class , which afterits correction, served as a subsidy to the author reflect the action from the data collection and statistical analysis of correct answers, and especially of error sin questions related to the topics of the classon Newton’s Laws, which indicated the reinforcement in the teaching of the subject for the class in which it was necessary, before beginning the class on the Applications of Newton’s Laws. Thus, by identifying where the failures of understanding occurred, the accumulation of doubts that could negatively contribut e to the continuous teaching and learning process of Physics is avoided.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11201
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Fabriccio Cardoso Garcez.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons