Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Isa-
dc.contributor.authorGarcez, Paulo Fabriccio Cardoso-
dc.date.accessioned2019-09-11T19:02:08Z-
dc.date.available2019-09-11T19:02:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGarcez, Paulo Fabriccio Cardoso. Avaliação da aprendizagem continuada e reflexão da prática docente: uma contribuição para o ensino de qualidade. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11201-
dc.description.abstractDiante dos impactos econômicos e sociais na sociedade, de correntes da quarta revolução industrial, do baixo aproveitamento escolar, do alerta para a importância da alfabetização dos jovens em ciências, para desenvolver habilidades e competências por meio da democratização do ensino de Física e do interesse verdadeiro do professor no desenvolvimento do aluno, urge a necessidade de que no ensino formal a aprendizagem se dê de maneira ativa, inteligível e avance para os níveis mais complexos de capacidades cognoscitivas do indivíduo. A proposta do presente trabalho permite refletir a prática de ensino docente e resgatar a função diagnóstica da avaliação a serviço da aprendizagem satisfatória e bem- sucedida. A avaliação da aprendizagem dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Joaquim Távora consistiu de uma lista de exercícios ao término da aula , que após a sua correção, serviu de subsídio para o autor refletir sobre a ação a partir da coleta de dados e análise estatística de acertos e, principalmente, de erros de questões relacionadas aos tópicos da aula sobre as Leis de Newton, o que indicou o reforço no ensino do assunto para a turma em que houvesse necessidade, antes de iniciar a aula sobre as Aplicações das Leis de Newton. Dessa forma, ao identificar onde estão presentes as falhas de compreensão dos tópicos componentes de cada aula é evitado o acúmulo de dúvidas que pudessem contribuir de forma negativa para o contínuo processo de ensino e aprendizagem de Física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Graduação em Física GGF (ggf.egf@id.uff.br) on 2019-04-08T17:27:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Paulo Fabriccio Cardoso Garcez.pdf: 2079093 bytes, checksum: 1d4cf44778eb4b583c1b06bf1c570bab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif.sdc@id.uff.br) on 2019-09-11T19:02:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Paulo Fabriccio Cardoso Garcez.pdf: 2079093 bytes, checksum: 1d4cf44778eb4b583c1b06bf1c570bab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-11T19:02:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Paulo Fabriccio Cardoso Garcez.pdf: 2079093 bytes, checksum: 1d4cf44778eb4b583c1b06bf1c570bab (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleAvaliação da aprendizagem continuada e reflexão da prática docente: uma contribuição para o ensino de qualidadept_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordReflexão da prática docentept_BR
dc.subject.keywordAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAnálise estatísticapt_BR
dc.subject.keywordReforço do ensinopt_BR
dc.contributor.membersCosta, Isa-
dc.contributor.membersSouza, José Antônio e-
dc.contributor.membersLima, Marco Antônio Frota-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Física. Departamento de Física. Niterói, RJpt_BR
dc.subject.descriptorAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject.descriptorReflexão da prática docentept_BR
dc.subject.descriptorProdução intelectualpt_BR
dc.subject.keywordotherReflection on teacher's practicept_BR
dc.subject.keywordotherAssessement of learningpt_BR
dc.subject.keywordotherStatistical analysispt_BR
dc.subject.keywordotherReinforcement of teachingpt_BR
dc.description.abstractotherIn view of the economic and social impacts on society, due to the fourth industrial revolution, the low achievement of school , the alert for the importance of the literacy of young people in science to develop skills and competences through the democratization of physics teaching and the true interest of the teacher in the development , there is an urgent need for formal learning to take place in an active , intelligible way and advance to the more complex leve ls of cognitive capacities of the individual. The purpose of this study is to reflect the teaching practice and to rescue the diagnostic function of evaluation in service of satisfactory and successful learning. The Physics learning evaluation in the first year of high school students at Joaquim Távora State School consisted of a list of exercises at the end of the class , which afterits correction, served as a subsidy to the author reflect the action from the data collection and statistical analysis of correct answers, and especially of error sin questions related to the topics of the classon Newton’s Laws, which indicated the reinforcement in the teaching of the subject for the class in which it was necessary, before beginning the class on the Applications of Newton’s Laws. Thus, by identifying where the failures of understanding occurred, the accumulation of doubts that could negatively contribut e to the continuous teaching and learning process of Physics is avoided.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.cursoCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Fabriccio Cardoso Garcez.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons