OS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Jogos
Ensino de física
Física
Ensino
Jogos didáticos
Ensino médio
Didactic
Games
Physics teaching
Ferreira, Daniel Cataldo | Posted on:
2019
Abstract
O ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza.
Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativa
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
FERREIRA, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de ensino de física no ensino médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.Subject(s)
DidáticaJogos
Ensino de física
Física
Ensino
Jogos didáticos
Ensino médio
Didactic
Games
Physics teaching
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: