Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204
Title: Os jogos didáticos como ferramenta no processo de Ensino de Física no Ensino Médio
Authors: Ferreira, Daniel Cataldo
metadata.dc.contributor.advisor: Saguia, Andreia Mendonça
metadata.dc.contributor.members: Saguia, Andreia Mendonça
Ponciano, Beatriz Maria Boechat
Souza, José Antônio e
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Ferreira, Daniel Cataldo. Os jogos didáticos como ferramenta no processo de Ensino de Física no Ensino Médio. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O ensino de Física praticado hoje, na maioria das escolas de Ensino Médio, tem se mostrado muito mecanizado, centrado na memorização de fórmulas e fixação de conteúdo através de exercícios repetitivos, ao invés de valorizar a discussão, a pesquisa e a criatividade. Como tem sido constatado, o uso de metodologias ultrapassadas e linguagens distantes do mundo em que o aluno está inserido levam a um desinteresse no aprendizado não só de Física, mas de todas as disciplinas ligadas às ciências da natureza. Diante deste quadro, nosso objetivo neste trabalho é desenvolver uma ferramenta lúdica que possa tornar a aula de Física mais atrativa. Nesse intuito, apresentamos uma proposta de adaptação do jogo de tabuleiro “Perfil” para uso em sala de aula. O jogo foi desenvolvido e testado por duas turmas do 1o ano do Ensino do Médio, os resultados mostram que, de fato, este é um recurso didático interessante que deve ser melhor explorado, pois oferece ao professor uma alternativa para uma aprendizagem mais significativa.
metadata.dc.description.abstractother: The practised physics teaching nowadays, in majority high school education, has been shown very mechanized, focused in the memorization of formulas and stablishment of content through repetitive exercises, instead of appreciate the discussion, the research and the creativity. As it has been verified, the use of outdated methodologies and languages that are not introduced in the world where the pupil is inserted not only lead to a disinterest in the learning of Physics, but of all disciplines related to sciences of nature. Faced with this situation, our objective in this work is to develop a clear tool that can make physics class more attractive. In this aim, we present a proposal to adapt the board game “Profile” for the use in classroom. The game has been developed and tested by two groups from 1º year of high school and the results show that, in fact, this is an interesting didactic resource that must be better explored, because it offers to the professor an alternative for a more significant learning.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11204
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Cataldo Ferreira.pdf515.83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons