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Title: Análise semiolinguística do contrato de comunicação midiático firmado pela Revista Nova Escola em edições que abordam o ensino de leitura (2010 - 2014)
Authors: Azerêdo, Anabel Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor: Feres, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Rebello, Ilana
Vilhena, Luciana
Issue Date: 2015
Abstract: Este trabalho tem por objetivo a problematização do contrato de comunicação estabelecido entre a revista Nova Escola e seu público destinatário, formado, sobretudo, de professores, com o objetivo de avaliar seu declarado propósito educacional. Para isso, serão analisadas reportagens publicadas entre os anos 2010 e 2014, que versam sobre “leitura” – tema prioritário na área pedagógica na atualidade. Os pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada por Patrick Charaudeau, são as principais diretrizes da pesquisa. Algumas características dos periódicos educacionais os assemelham a outros do gênero revista que, a fim de manter sua posição no mercado, tendem a sobrepor recursos midiáticos às questões pedagógicas. Percebe-se que a revista Nova Escola, além de apresentar características incompatíveis ao perfil de periódicos educacionais, não revela uma posição político-pedagógica definida sobre o trabalho com a leitura em suas reportagens.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to analyze the contract of communication between the Nova Escola magazine and its public addressee, which is composed substantially of teachers. Reports concerning reading published in Nova Escola magazine – considering the time between 2010 and 2014 – will constitute the corpus of this exposition. The assumptions of the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis are the mainly guideline of this study. Some features of educational periodicals resemble them to others magazines, however in order to maintain their rank in the market, some of these periodicals tend to overlap media resources to pedagogical issues. The Nova Escola magazine does not hold appropriate characteristics to educational magazines, furthermore it does not reveal its political-pedagogical position regarding reading.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11214
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