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Title: Imaginários sociodiscursivos na temática feminina da obra de Chico Buarque
Authors: Mota, Graziela Borguignon
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
metadata.dc.contributor.members: Orlando, Simone Mattos Guimarães
Monnerat, Rosane Santos Mauro
Issue Date: 2015
Abstract: Este trabalho pretende flagrar, com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística do Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau, diferentes imaginários sociodiscursivos delineados em seis letras de canção produzidas por Chico Buarque de Hollanda entre as décadas de 1960 e 1970. Nesta pesquisa, o corpus foi selecionado tendo-se como foco canções cujos títulos são nomes de mulher. Acreditamos que nas seis canções buarqueanas examinadas – circunscritas à temática do feminino – estão timbradas estratégias e manobras linguísticas que apontam para um discurso mais amplo de luta contra a censura no período de 60 a 70. Por isso, propomos, nesta pesquisa, refletir sobre as canções de Chico Buarque, em dimensão micro e macroestrutural, com o objetivo de descortinar os imaginários sociodiscursivos projetados a partir de imagens do feminino em direção a imagens da nação brasileira. Nesta investigação, o corpus foi submetido a uma radiografia metodológica em que foram considerados os aspectos contextuais e formais das canções, o processo de discursivização da língua, e a forma de organizar a encenação narrativa.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to catch, based on the assumptions of Semiolinguistics Discourse Theory developed by Patrick Charaudeau, different social-discursive imaginary in six song lyrics produced by Chico Buarque between the 1960s and 1970s. In this research, the corpus was selected with focus themselves as songs whose titles are women's names. We believe that in the six examined buarqueanas songs - circumscribed to the feminine theme - are stamped strategies and linguistic maneuvers that link to a broader discourse of struggle against censorship in the period from 60s to 70s. Therefore, we propose in this research reflect on the songs by Chico Buarque, in micro and macro-structural dimension, in order to uncover the social-discursive imaginary designed from female images toward images of the Brazilian nation. In this investigation, what was considered in the corpus was the songs contextual and formal aspects, the language discursivization process, and the narrative scenario organization.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11219
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