Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Isa-
dc.contributor.authorSilva, Felipe Martins-
dc.date.accessioned2019-09-12T17:49:47Z-
dc.date.available2019-09-12T17:49:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, Felipe Martins. Concepções sobre força e movimento através de uma abordagem HFC. 2018. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11226-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de um estudo sobre concepções de força e movimento aplicados a estudantes do Ensino Médio. Através de uma abordagem utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), trabalhamos uma atividade investigativa que permitiu aos estudantes uma evolução conceitual sobre força e movimento. Por meio das concepções prévias dos estudantes, e também, pela leitura de um texto de apoio, foram aplicados dois questionários interpretativos, que serviram como dados comparativos para nossa análise. Os resultados obtidos revelam que, embora algumas concepções antigas tenham sido substituídas cientificamente pelo conceito de força newtoniano, elas ainda estão presentes nas ideias dos estudantes e resistem a mudanças mesmo após o estudo das leis de Newton. Como resultado principal aponta-se que a História da Ciência pode ser um grande aliado para desconstrução de concepções alternativas, particularmente, quando essas concepções foram anteriormente apresentadas e superadas ao longo da história do desenvolvimento de um conceito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação de Graduação em Física GGF (ggf.egf@id.uff.br) on 2019-02-12T13:43:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Felipe Martins Silva.pdf: 1286573 bytes, checksum: 1023ba12f92a3b433292739f1a0279a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Instituto de Física (bif.sdc@id.uff.br) on 2019-09-12T17:49:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Felipe Martins Silva.pdf: 1286573 bytes, checksum: 1023ba12f92a3b433292739f1a0279a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T17:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Felipe Martins Silva.pdf: 1286573 bytes, checksum: 1023ba12f92a3b433292739f1a0279a7 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleConcepções sobre força e movimento através de uma Abordagem HFCpt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordHistória da Ciênciapt_BR
dc.subject.keywordConcepções espontâneaspt_BR
dc.subject.keywordConceito de força e movimentopt_BR
dc.subject.keywordAtividades investigativaspt_BR
dc.contributor.membersCosta, Isa-
dc.contributor.membersCosta, Eden Vieira-
dc.contributor.membersMansur, Newton Luiz Pires-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Física. Departamento de Física. Niterói, RJpt_BR
dc.subject.descriptorForçapt_BR
dc.subject.descriptorMovimentopt_BR
dc.subject.descriptorHistória da Ciênciapt_BR
dc.subject.descriptorProdução intelectualpt_BR
dc.subject.keywordotherHistory of Sciencept_BR
dc.subject.keywordotherApontaneous conceptionspt_BR
dc.subject.keywordotherConcept of force and movementpt_BR
dc.subject.keywordotherInvestigative activitiespt_BR
dc.description.abstractotherThis work presents results of a study about conceptions of force and movement applied to High School students. Through an approach using History and Philosophy of Science (HPS), we worked on an investigative activity that allowed students a conceptual evolution about force and movement. Through the students' previous conceptions, and also through the reading of a supporting text, two interpretative questionnaires were applied, which served as comparative data for our analysis. The results show that although some early conceptions have been scientifically replaced by the concept of Newtonian force, they are still present in students' ideas and resist to changes even after the study of Newton's laws. As a main result it is pointed out that the History of Science can be a great ally for the deconstruction of alternative conceptions, particularly when these conceptions were previously presented and surpassed throughout the history of the development of a concept.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.cursoCurso de Físicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Martins Silva.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons