Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233
Title: O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
Authors: Verciani, Wallace Rangel
metadata.dc.contributor.advisor: Mansur, Newton Luiz Pires
metadata.dc.contributor.members: Mansur, Newton Luiz Pires
Carneiro, Lindolff Thadeo
Costa, Eden Vieira
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Verciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Este trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássica.
metadata.dc.description.abstractother: This work initially seeks to address the importance of working with optics, emphasizing the experimental classes on the subject. By means of a manual to carry out experiments on the subject it is intended to treat the discipline in an interactive and collaborative way. The emphasis in the experimental work is due to the importance of the same to develop basic skills in the students, so that they are able to position themselves critically and conclude about the phenomena observed. Currently, the teacher faces great barriers to fulfill his / her function. Structural barriers such as the inexistence or precariousness of laboratories in schools, financial barriers, because rarely do schools finance experiences and traditional classes, barriers imposed by the lack of acceptance of students to the exact sciences, among others. These barriers lead the teacher to comfortably opt for an expositive, theoretical and traditional class. In the present work, I will present some experiences of easy elaboration, construction and low investment aiming to take advantage of the cultural baggage of the student to clarify doubts using the laws and principles of classical optics.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wallace Verciani.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons