Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11234
Title: Modelos geométricos para o ensino de quadrupolos elétricos
Authors: Telhado, Roberto Manghi
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Reinaldo Faria de Melo e
metadata.dc.contributor.members: Souza, Reinaldo Faria de Melo e
Moriconi, Marco
Lemos, Nivaldo
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Telhado, Roberto Manghi. Modelos geométricos para o ensino de quadrupolos elétricos. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: O quadrupolo é um assunto pouco abordado nas aulas de Física do Ensino Médio, devido ao seu alto grau de complexidade matemática que é alheio ao estudante. Contudo, modelos geométricos podem ser apresentados junto ao discente através de uma interlocução com outras matérias como a Biologia e a Química, que contam com este assunto de forma superficial. A partir disto, o professor poderá contar com um aprofundamento no assunto. Os modelos geométricos aqui propostos fazem uso de uma álgebra linear básica inerente aos professores, este trabalho, então, servindo de material de apoio para ele.
metadata.dc.description.abstractother: The quadrupole is a subject little addressed in high school physics classes, due to its high degree of mathematical complexity that is alien to the student. However, geometric models can be presented to the student through an interlocution with other subjects such as Biology and Chemistry, which deal with this subject in a superficial way. From this, the teacher can count on a deepening in the subject. The geometric models proposed here make use of a basic linear algebra inherent to teachers, this work then serving as support material for it.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11234
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberto Manghi Telhado.pdf609.29 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons