Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11237
Title: Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema Física Nuclear no Ensino Médio
Authors: Concas, Guilherme Conceição
metadata.dc.contributor.advisor: Barrelo Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.members: Barrelo Junior, Nelson
Saguia, Andreia Mendonça
Sigaud, Lucas Mauricio
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Concas, Guilherme Conceição. Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema Física Nuclear no Ensino Médio. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Neste trabalho buscou-se apresentar uma proposta de aula focada no desenvolvimento da Física Nuclear e suas aplicações, tendo em vista o lado social desta linha, transpassando as grandes celebridades históricas que com grande esforço chegaram a inovações incríveis para a sociedade, a fim de não apenas aproximar os alunos da pesquisa, mas também desmistificar o mito do gênio, ou seja, que um indivíduo só e sem grandes dificuldades desenvolve todo o conhecimento. Analisar a familiaridade dos alunos a estes conhecimentos que há muito estão em seu cotidiano sem que percebam. Para tanto foi utilizada uma metodologia baseada no ensino significativo, no qual é de grande importância o diálogo entre aluno e professor e que estes tragam suas experiências e dúvidas à sala de aula com o intuito de rever os conceitos que aprenderam e aprimorá-los, podendo assim sofrer uma transformação e re/apropriação destes. Para analise foram gravadas as aulas aplicadas no terceiro ano de uma escola pública da região portuária do Estado do Rio de Janeiro, em seguida feita transcrição destes áudios e por fim a análise de alguns dos trechos obtidos. A partir dos dados obtidos há evidências do interesse dos alunos acerca do assunto e da compreensão do fato de todo conhecimento ter ligação direta com a sociedade, logo podendo ser utilizado de forma benéfica ou maléfica. Porém ainda há muito receio por parte destes em se exporem e interagirem de forma efetiva, tornando as atividades mais proveitosas para si.
metadata.dc.description.abstractother: In this work, we intend to present a lecture proposal focused on the development of Nuclear Physics and its applications, considering the social side of this research line, crossing the great historical celebrities that with great effort arrived at incredible innovations for the society, in order not to only to bring the students closer to the research, but also to demystify the myth of genius, that is, that an individual alone and without great difficulties develops all knowledge. To analyze the student’s familiarity with this area that has long been in their daily lives without realizing it. In order to do so, a methodology based on meaningful teaching was used, in which the dialogue between the student and the teacher is of great importance and bring their experiences and doubts to the classroom in order to review the concepts they have learned and improve them, therefore, undergoing a transformation and re-appropriation of these. For the analysis, the classes applied in the third year of a public school in the port region of the State of Rio de Janeiro were recorded, followed by the transcription of these audios and finally the analysis of some of the excerpts obtained. From the data obtained there is evidence of the students' interest in the subject and the understanding of the fact that all knowledge has a direct connection with society, and thus can be used in a beneficial or evil way. However, there is still a lot of fear on the part of these to expose themselves and to interact in an effective way, making the activities more profitable for themselves.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11237
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Conceição Concas.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons