Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11238
Title: Desmitificando o uso da radiação: uma sequência didática para o Ensino Médio Integrado
Authors: Netto, Bruna da Silva Mota
metadata.dc.contributor.advisor: Barrelo Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.members: Barrelo Junior, Nelson
Almeida, Lúcia da Cruz de
Souza, Reinaldo Faria de Melo e
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Netto, Bruna da Silva Mota. Desmitificando o uso da radiação : Uma sequência didática para o Ensino Médio Integrado. 2019. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: A inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio no Brasil tem sido um tema em pauta de diversos pesquisadores. Sendo a área de Física onde estão concentradas boa parte das inovações tecnológicas da atualidade, ela ainda encontra certa resistência nas sequências didáticas, seja pela falta de tempo ou pela falta de base de conhecimento para ensiná-la. A Física Moderna e Contemporânea re-presenta um desafio para os professores brasileiros. Dentro dos temas da área, a Radiação é um dos mais temidos, que envolve diversos mitos em seus conceitos. Seria boa ou ruim? O quão perigosa ela pode ser? Será que a radiação é mesmo o “bicho de sete cabeças” que parece ser? Nesse sentido, o presente trabalho traz uma proposta de aplicação de sequência didática que visa desmitificar todas as convicções errôneas sobre o tema, testada em um colégio de Ensino Médio Integrado. São analisadas as opiniões dos alunos, as suas falas durante as aulas e os seus desempenhos nos instrumentos de avaliação aplicados, sendo apresentados ao final do trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: The insertion of Modern and Contemporary Physics in High School in Brazil has been a research topic of several theorists. Though this is the area of Physics where most of current technological innovations are concentrated, it still finds some re-sistance in didactic sequences, either due to the few classes or the lack of knowledge base from teachers. Modern and Contemporary Physics represents a challenge for Brazilian teaching. Within the themes of the area, Radiation is one of the most feared, involving several myths in its concepts. Would it be good or bad? How dangerous can it be? Is radiation really this monster? In this context, this work presents a proposal for application of a didactic sequence that aims to demystify the misconceptions about the theme, tested in an Integrated High School. Students’ opinions, their speeches during classes and their performances in the applied eval-uation instruments are analyzed and presented at the end of the work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11238
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Netto.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons