Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11240
Title: Experimentação problematizadora para o ensino de Termodinâmica na Educação Básica
Authors: Marinelli, Matheus de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Sá, Sônia Regina Alves Nogueira de
metadata.dc.contributor.members: Sá, Sônia Regina Alves Nogueira de
Barrelo Júnior, Nelson
Carvalho, Fernando Luiz de Campos
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Marinelli, Matheus de Oliveira. Experimentação problematizadora para o ensino de Termodinâmica na Educação Básica. 2019. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Este trabalho monográfico trata acerca da trajetória de formação e aprendizagem de um licenciando em Física no processo de elaboração, construção e execução de aulas/atividades embasadas nos princípios de uma educação problematizadora com o enfoque no ensino de Física. Buscaremos o entendimento desse percurso através da participação na equipe interdisciplinar do DIECI, onde foi desenvolvido o planejamento de duas aulas para três turmas na disciplina de Laboratório de Iniciação Científica e Pesquisa de uma Escola da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro. Através de um breve retrospecto, discutimos os objetivos da experimentação na educação básica brasileira, algumas das principais metodologias para experimentação no ensino, apresentamos os princípios da problematização Freiriana e da experimentação problematizadora. É abordado o desenvolvimento de atividades experimentais, reconhecendo o aluno como o foco da aprendizagem que realizará a ação de desvelar o conhecimento a partir de problemas significativos, ideias defendidas pelos autores que embasam este trabalho como essenciais à educação libertadora. Serão analisados os percursos de preparação, a aplicação com três turmas e a avaliação das atividades. Nossa análise das aulas, realizadas por meio de observações e avaliação dos estudantes no decorrer da aplicação, constata que houve a participação ativa e o comprometimento com as atividades, além de estimular competências para relacionar fenômenos naturais com a vida fora da escola em concordância com os conhecimentos de física.
metadata.dc.description.abstractother: This monographic work deals with the trajectory of training and learning of a teaching undergraduated on Physics in the process of elaboration, construction and execution of classes / activities based on the principles of a problematizing education focusing in the teaching of Physics. We will seek the understanding of this path through participation in the interdisciplinary team of the DIECI, where it was developed the planning of two lessons for three classes in the discipline of Laboratory of Scientific Initiation and Research of a State School of the Public Network of Education of Rio de Janeiro. Through a brief retrospective, we discuss the objectives of experimentation in Brazilian basic education, some of the main methodologies for experimentation in teaching, and present the principles of Freirean problematization and problematizing experimentation. It will be approached the development of experimental activities, which recognize the student as the focus of learning and will perform the action of unveiling knowledge from significant problems, ideas defended by the authors who base this work as essential to liberating education. The preparation courses, the application with three classes and the evaluation of the activities will be analyzed. Our analysis of the classes, carried out through observations and evaluation of students during the application, shows that there was active participation and commitment to the activities, as well as stimulating skills to relate natural phenomena to life outside school in accordance with the knowledge of physics.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11240
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus de Oliveira Marinelli.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons