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Title: Educação Ambiental: sedimentação e a APA de Guapimirim
Authors: Paz, Kalleb de Oliveira Cabral Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Roberto Meigikos dos
metadata.dc.contributor.advisorco: Almeida, Lúcia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Anjos, Roberto Meigikos dos
Almeida, Lúcia da Cruz de
Chinelli, Maura Ventura
Cardoso, Renan Pereira
Muniz, Marcelo Costa
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Anjos, Roberto Meigikos dos. Educação Ambiental: Sedimentação e a APA de Guapimirim. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Esta monografia apresenta um estudo sobre sedimentação do solo e a atuação da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim na preservação da região da Bacia Hidrográfica Guapi-Macacu. As recomendações para a educação ambiental nas escolas, o conhecimento gerado no Instituo de Física da Universidade Federal Fluminense e as constantes notícias sobre degradação ambiental, nos motivou a abordar a temática meio ambiente neste trabalho. Para isso, realizamos um estudo teórico sobre a inserção da educação ambiental no currículo da Educação Básica, a Área de Proteção Ambiental e sobre o problema da sedimentação excessiva, além de visitas a campo, a fim de obter respostas práticas e estreitar laços com profissionais e comunidade local com a intenção de produzir um vídeo-entrevista com especialistas no assunto. Além do nosso aprimoramento profissional como professor de Física, este estudo possibilitou a produção e divulgação de um vídeo, o primeiro de uma sequência de três vídeos, denominada Educomunicação. É nossa expectativa que este vídeo – ICMBio: Educomunicação APA Guapimirim – sirva como material de divulgação científica e de apoio para professores de Ciências da Natureza que estejam interessados em inserir Educação Ambiental em suas práticas.
metadata.dc.description.abstractother: This monograph will provide an analysis of the actions of Guapimirim Environmental Protection Area, from the standpoint of the conservation of the Guapi-Macacu watershed region. At the same time, we will present a study on the soil sedimentation on the area. Given the recommendations to include environmental education in schools, the knowledge built at the Physics Institute of Fluminense Federal University and the constant news about environmental debasement, we decided to address environmental issues. To meet that aim, we conducted a theoretical study over the inclusion of environmental education in the curriculum of grade school, over the Environmental Protection Area and on the problem of excessive sedimentation. At the same time, we engaged to field trips, to get useful responses and strengthen our ties with professionals and the local community to produce a video-interview with experts in the subject. Besides our professional improvement as a physics teacher, our study made possible the production and dissemination of a video, the first in a sequence of three, called Educomunicação. We trust that our video – ICMBio: Educomunicação APA Guapimirim – may serve to the teachers of natural sciences interested in integrating environmental education in their practices, both as a support and a material for scientific popularization.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11242
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