Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1125
Title: Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem
Authors: Abreu, José Antonio Paiva de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
metadata.dc.contributor.members: Stipp, Marluci Andrade Conceição
Daher, Donizete Vago
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Abreu, José Antonio Paiva de. Avaliação das estruturas e processos: em um curso de graduação em enfermagem. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008
Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar as estruturas e os processos de um curso de graduação em enfermagem, a partir da visão dos discentes e docentes; analisar os aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho/estudo dos sujeitos envolvidos no processo. O referencial teórico está embasado nos conceitos de avaliação de curso conforme as diretrizes atuais do Ministério da Educação e Cultura. Configura-se como uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa no campo da educação. Os resultados foram avaliados em relação às estruturas e processos do curso. Quanto a estrutura, tanto docentes quanto discentes, consideram a infra-estrutura de boa qualidade (75% a 100%). Quanto aos processos, houve diferenças entre docentes e discentes; os primeiros afirmam a existência de um processo pedagógico interativo e participativo, enquanto os outros apontam pouca participação do discente (57,6%), apesar de reconhecerem um bom domínio de conteúdo pelo docente (27,1%). Dizem ainda, que a contextualização com a prática ocorre às vezes (72,9%). Os pontos relevantes do curso foram: pelo docente – capacitação docente (62,5%), interação docente/discente (37,5%). Pelo discente – infra-estrutura e corpo docente (42,4%), ações comunitárias (45,2%). Os pontos de limitação do curso foram: pelo docente – campo de estágios (50%), falta de projeto de pesquisa (37,5%). Pelo discente – falta de interação com a coordenação (47,4%), interação com o corpo docente (30,6%) e campo de estágio (22%). Conclui-se que as estruturas de ensino do curso possuem uma excelente qualidade e que seus processos pedagógicos, necessitam da adoção de novas diretrizes metodológicas, trazendo no seu bojo a transformação do modelo educacional vigente
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to evaluate the structures and processes of a graduate course in nursing, from the vision of teachers and learners; examine the aspects that facilitate or hinder the work / study of the subjects involved in the process. The frame is embasado theoretical concepts in the evaluation of progress as current guidelines of the Ministry of Education and Culture. Set up as a search with descriptive quantitative and qualitative approach in the field of education. The results were evaluated in relation to the structures and processes of the course. As the structure, both teachers as learners, consider the infrastructure of good quality (75% to 100%). As for cases, there were differences between teachers and students, the first claim that there is a teaching process interactive and participatory, while others show little involvement of discente (57.6%), despite recognize a good field of content for teaching ( 27.1%). They say that the contextualization with practice sometimes occurs (72.9%). The relevant points of the course were: the teacher - teacher training (62.5%), teacher interaction / discente (37.5%). For discente - infrastructure and faculty (42.4%), community action (45.2%). The points of limitation of the course were: the teacher - field of stages (50%), lack of the research project (37.5%). For discente - lack of interaction with the coordination (47.4%), interaction with the faculty (30.6%) and field placements (22%). It is concluded that the structures of teaching the course have an excellent quality and that their pedagogical processes, require the adoption of new guidelines methodological, bringing in their midst the transformation of the current educational model
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1125
Appears in Collections:MPEA - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Antonio Paiva de Abreu.pdf263.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.