Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11271
Title: Prevenção e tratamento de DST em jovens: a (não) relação dos estudantes da UFF Campos com o programa municipal DST/AIDS e hepatites virais
Authors: Simões, Luiza de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Dutra, Adriana Soares
metadata.dc.contributor.members: Dutra, Adriana Soares
Moraes, Carlos Antônio de Souza
Coelho, Maria Clélia Pinto
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: SIMÕES, Luiza de Souza. Prevenção e tratamento de DST em jovens: a (não) relação dos estudantes da UFF Campos com o programa municipal DST/AIDS e hepatites virais. 2019. 56 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.
Abstract: A proposta desse Trabalho Final de Curso nasceu em 2018, mediante o interesse de buscar respostas em relação à ligação entre o jovem universitário da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes e o Programa DST/AIDS do mesmo município com intuito de colher informações e dados que pudessem contribuir para a compreensão da realidade desse público quando se trata de sua saúde sexual. Desdobramos o presente trabalho em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à parte teórica metodológica, a partir da qual artigos, reportagens de jornais e estudos disponíveis na internet foram utilizados visando a fundamentação da temática e a reflexão sobre a dimensão educativa presente no trabalho do assistente social no setor da saúde. O segundo capítulo, constitui-se de uma pesquisa realizada com os jovens universitários, abordando questões sobre o seu perfil e a relação com o Programa de saúde sexual. Após analisarmos as respostas da pesquisa, tivemos conhecimento de como o Programa DST/AIDS é visto pelos jovens. Segundo as informações colhidas por via de nossa pesquisa, muitos desses jovens nunca foram ao Programa, julgam como sendo para pessoas já doentes, desconhecem seus objetivos e não veem a necessidade de frequentá-lo. Por isso, afirmamos a importância do conhecimento dos jovens sobre o Programa para que os possam usufruí-lo como alternativa de conhecimento e prevenção
metadata.dc.description.abstractother: The proposal of this Final Work Course was born in 2018, through the interest of seeking answers in relation to the connection between the young university student of the Fluminense Federal University of Campos dos Goytacazes and the STD/AIDS Program of the same municipality in order to gather information and data that could contribute to the understanding of the reality of this audience when it comes to their sexual health. The present work is divided into two chapters, the first being dedicated to the theoretical methodological part, from which articles, newspaper reports and studies available on the Internet were used to substantiate the theme and to reflect on the educational dimension present in the work of social workers in the health sector. The second chapter consists of a research conducted with young university students, addressing questions about their profile and the relationship with the sexual health program. After analyzing the answers to the research, we learned how the STD/AIDS Program is seen by young people. According to the information collected through our research, many of these young people never went to the Program, judge it as being for people who are already sick, do not know its objectives and do not see the need to attend it. Therefore, we affirm the importance of young people's knowledge about the Program so that they can use it as an alternative for knowledge and prevention
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11271
Appears in Collections:SGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC Luiza PDF.pdfPREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DST EM JOVENS: A (NÃO) RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UFF CAMPOS COM O PROGRAMA MUNICIPAL DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS1.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons