CRESCIMENTO INTRAUTERINO RESTRITO EM FETOS COM OSSOS LONGOS PEQUENOS PARA A IDADE GESTACIONAL: AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA
Úmero curto
Crescimento intrauterino restrito
Ultrassonografia
Retardo do crescimento fetal
Fêmur
Úmero
Ultrassonografia pré-natal
Short femur
Short humerus
Fetal growth restriction
Ultrasonography
Carvalho, Ana Alice Vidal de | Posted on:
2013
Abstract
Fêmur e úmero com medidas menores do que as esperadas para a idade gestacional no exame ultrassonográfico de segundo trimestre podem estar relacionados à trissomia do 21, displasias esqueléticas, ou serem apenas uma variante do normal. Alguns autores sugerem que o achado de fêmur curto nesta fase da gravidez também pode indicar maior chance do feto desenvolver restrição de crescimento. O objetivo deste estudo foi pesquisar a associação entre a presença de fêmur e úmero abaixo do percentil 5 para a idade gestacional no exame de ultrassom do segundo trimestre e o desenvolvimento de crescimento intrauterino restrito. Foi selecionada uma amostra com fetos entre 14 e 40 semanas (n=1351) para avaliar, através do escore Z, quais valores de referência para fêmur e úmero publicados na literatura seriam adequados para a população a ser estudada. Com amostra retirada deste grupo (n=901) foi construída, através de modelo de regressão, uma curva de referência própria para a população. O desvio padrão foi obtido através da regressão linear dos resíduos absolutos. Em outra amostra (n=1043) foi pesquisada a associação entre a presença de fêmur e úmero curtos no segundo trimestre e crescimento intrauterino restrito utilizando o teste qui-quadrado e uma regressão logística. O nível de significância para análise estatística foi p< 0,05. O escore Z indicou melhor ajuste da população estudada com os valores de referência de Chitty e Altman, porém sua aplicação subestimou o número de fetos com fêmur curto. Os valores de referência gerados pelo modelo quadrático para úmero (R2=0,97) foram muito semelhantes aos de Chitty e Altman, mas os para fêmur (R2=0,98) foram levemente maiores. Foi observada associação estatisticamente significativa de fêmur curto e úmero curto e restrição de crescimento com fluxo anormal na artéria umbilical, independente dos valores de referência utilizados. O OR ajustado foi de 7,2 (IC 95%=2,3–22,3, p=0,012) para o fêmur e 5 (IC 95%=1,4–17,5, p=0,001) para o úmero. Concluímos que fetos com fêmur ou úmero menor que o percentil 5 no segundo trimestre da gravidez merecem acompanhamento para pesquisa de restrição de crescimento.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
CARVALHO, Ana Alice. Crescimento intrauterino restrito em fetos com ossos longos pequenos para a idade gestacional: avaliação ultrassonográfica. 2013. 72 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.Subject(s)
Fêmur curtoÚmero curto
Crescimento intrauterino restrito
Ultrassonografia
Retardo do crescimento fetal
Fêmur
Úmero
Ultrassonografia pré-natal
Short femur
Short humerus
Fetal growth restriction
Ultrasonography
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: