Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11274
Title: O papel do assistente social na inclusão educacional no município de Campos dos Goytacazes/RJ
Authors: Almeida, Tayná Tavares de
metadata.dc.contributor.advisor: Botelho, Thaynara Moreira
metadata.dc.contributor.members: Botelho, Thaynara Moreira
Martins, Valter
Feres, Eliana Monteiro
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: ALMEIDA, Tayná Tavares de. O papel da assistente social na inclusão educacional no município de Campos dos Goytacazes/RJ. 2019. 54 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019
Abstract: O presente trabalho visa contribuir para a discussão acerca do papel da assistente social na inclusão educacional no município de Campos dos Goytacazes/RJ e como a atuação deste profissional será importante para a tentativa de efetivação dos direitos desses alunos.A metodologia utilizada se pautou no referencial teórico crítico do materialismo histórico dialético fundamentado em Marx.Para tal recorremos a uma pesquisa bibliográfica e de campo, trazendo a discussão acerca do contexto histórico da política de educação e da profissão do serviço social no Brasil, em como esta se insere nesta política, os desafios que se colocam as assistentes sociais na inclusão educacional e como se dá o trabalho destes profissionais no município de Campos dos Goytacazes/RJ.Os resultados apontam que os alunos possuem o acesso à escola, porém sua permanência se torna comprometida, haja vista que o município não oferece de forma unânime os recursos e profissionais necessários e previstos em lei, além de não disponibilizar uma rede de apoio eficaz que permita que os alunos e suas famílias possuam facilidade e um acesso desburocratizado aos serviços públicos,como:saúde, assistência e transporte. Sendo assim, este trabalho abordou: as dificuldades que se apresentam aos profissionais de serviço social para a efetivação dos direitos garantidos em lei para as pessoas que necessitem;como se dá o processo de inclusão no município;assim como as condições que o município oferece a esses profissionais que atuam na área da educação
metadata.dc.description.abstractother: The present work aims to contribute for the discussion about the role of the social worker in educational inclusion in the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ and how the performance of this professional will be important for effectiveness of the rights of these students. The methodology used was based on the critical theoretical framework of dialectical historical materialism based on Marx. To do so, we carry out bibliographic and field research, bringing the discussion about the historical context of educational policy and the social service profession in Brazil, how this profession fits into this policy, the challenges faced by social workers in educational inclusion and how does happens the work of these professionals in the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ. The results indicate that the students have access to the school, but their permanence becomes compromised given that the municipality does not unanimously offer the resources and professionals necessary and foressen by law in addition to not providing an effective support network that allows students and their families to have ease and access unbureaucratic to public services, such as: health, social assistance and transport. Therefore, this work addressed: the difficulties that are presented to social service professionals for the realization of the rights guaranteed by law for those in need; how the process of inclusion in the municipality occurs; as well as the conditions that the municipality offers to these professionals who work in the area of education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11274
Appears in Collections:SGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File SizeFormat 
TCC TAYNÁ.pdf601.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.