Metadata
Show full item record
O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA INCLUSÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Serviço Social
Educação
Inclusão escolar
Serviço social escolar
Evasão escolar
Campos dos Goytacazes (RJ)
Serviço público
Educational inclusion
Social Service
Education
Almeida, Tayná Tavares de | Posted on:
2019
Abstract
O presente trabalho visa contribuir para a discussão acerca do papel da assistente social na inclusão educacional no município de Campos dos Goytacazes/RJ e como a atuação deste profissional será importante para a tentativa de efetivação dos direitos desses alunos. A metodologia utilizada se pautou no referencial teórico crítico do materialismo histórico dialético fundamentado em Marx. Para tal recorremos a uma pesquisa bibliográfica e de campo, trazendo a discussão acerca do contexto histórico da política de educação e da profissão do Serviço Social no Brasil, em como esta se insere nesta política, os desafios que se colocam as assistentes sociais na inclusão educacional e como se dá o trabalho destes profissionais no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os resultados apontam que os alunos possuem o acesso à escola, porém sua permanência se torna comprometida, haja vista que o município não oferece de forma unânime os recursos e profissionais necessários e previstos em lei, além de não disponibilizar uma rede de apoio eficaz que permita que os alunos e suas famílias possuam facilidade e um acesso desburocratizado aos serviços públicos, como: saúde, assistência e transporte. Sendo assim, este trabalho abordou: as dificuldades que se apresentam aos profissionais de Serviço Social para a efetivação dos direitos garantidos em lei para as pessoas que necessitem; como se dá o processo de inclusão no município; assim como as condições que o município oferece a esses profissionais que atuam na área da educação.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ALMEIDA, Tayná Tavares de. O papel da assistente social na inclusão educacional no município de Campos dos Goytacazes/RJ. 2019. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019Subject(s)
Inclusão educacionalServiço Social
Educação
Inclusão escolar
Serviço social escolar
Evasão escolar
Campos dos Goytacazes (RJ)
Serviço público
Educational inclusion
Social Service
Education