SOME KIND OF MONSTER: A MIDIATIZAÇÃO E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE (E DO) HEAVY METAL
Midiatização
Representação
Preconceito
Cotidiano
Heavy metal (Música); história e crítica
Mídia
Cotidiano
Identidade
Heavy Metal
Midiatization
Representation
Preconception
Daily
Alonso, Rodrigo Moraes Bittencourt Scisinio | Posted on:
2019
Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir a construção narrativa do documentário musical Some
Kind of Monster (2004). Este retrata um período turbulento, em termos de relações pessoais,
da banda de Heavy Metal Metallica, durante a gravação do álbum lançado no ano de 2003,
chamado “St. Anger” (Santo Ódio). A questão teórica central que conduz esta dissertação é o
conceito de midiatização conforme Hjarvard, (2012), isto é, a ideia de que a midiatização
pode alterar o imaginário social construído a partir das representações midiáticas
(cristalizações de determinadas identidades, fixação de preconceitos e estigmas etc). Assim,
justifica-se a escolha desta obra, considerando-se que o imaginário em torno do Heavy Metal,
conforme apresentamos neste trabalho, define-o a partir de estereótipos musicais e de
comportamento que o fecham em um nicho pré-determinado, enquanto o documentário
permite uma “quebra” desta circunscrição ao articular sua narrativa à vida cotidiana da banda,
inclusive seus conflitos naquele período. A hipótese mobilizou um percurso metodológico que
incluiu uma amostra de vídeos jornalísticos sobre o Heavy Metal nos anos do festival Rock in
Rio (1985, 1991, 2001, 2011, 2013 e 2015), uma breve revisão da história do gênero
enfatizando os momentos de inflexão que consolidaram as suas principais características
musicais, visuais e de comportamento, e a análise do documentário Some Kind of Monster. É
importante destacar que o principal eixo de cotejo foi a construção identitária deste gênero
musical assumida pelo fluxo do underground e pelo que se privilegia no mainstream (que se
relaciona com a música pop). Abordagem que se realizou em diálogo com autores como o já
citado Stig Hjarvard; com Michel Maffesoli e seu conceito de formismo e discussão sobre
tribos urbanas; com Jacques Aumont e Manoela Penafria (análise fílmica) e, também, com
pesquisadores que discutem a mídia (Kellner), a identidade (Stuart Hall), e o preconceito
(Heller).
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Heavy MetalMidiatização
Representação
Preconceito
Cotidiano
Heavy metal (Música); história e crítica
Mídia
Cotidiano
Identidade
Heavy Metal
Midiatization
Representation
Preconception
Daily