Metadata
Mostrar registro completo
ANÁLISE ESTRATÉGICA DO PANORAMA DAS VINÍCOLAS BRASILEIRAS EM UM CENÁRIO DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
Estratégias competitivas
Internacional
Administração
Winery
Competitive strategies
International
Santos, Renata d'Alessandro dos | Postado em:
2019
Resumo
No Brasil, o setor agroindustrial possui forte representação e relevância no desenvolvimento econômico do país. Considerando as atividades que fazem parte deste setor, o mercado vitivinícola vem se tornando cada vez mais participativo e desenvolve inúmeras regiões do país, através do cultivo da uva e produção de derivados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma contextualização acerca do histórico vinícola mundial e brasileiro, elaborando um embasamento teórico para, posteriormente, analisar o mercado atual em meio a um contexto de competitividade internacional acirrada. Por fim, ao utilizar ferramentas de administração para a análise de estratégias competitivas, chegar a uma conclusão acerca do panorama vinícola brasileiro atual, incluindo fatores oportunos e desvantagens em um cenário de competição global. Para tal objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca de diversos pontos, tendo como início a história do vinho, seu desenvolvimento no Brasil, o cenário do mercado vinícola atual e análises estratégicas em relação ao seu potencial de competitividade. O mercado vinícola brasileiro se enquadra em um cenário de crescimento e, com isso, se mostra capaz de desenvolver sua participação tanto no mercado interno quanto externo, ainda que existam obstáculos geográficos, históricos e culturais a serem superados
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFonte
Santos, Renata d'Alessandro dos. Análise estratégica do panorama das vinícolas brasileiras em um cenário de competitividade internacional / Renata d'Alessandro dos Santos; José Carlos Franco de Abreu Filho, orientador. Niterói, 2019. 75 f.Assunto(s)
VinícolaEstratégias competitivas
Internacional
Administração
Winery
Competitive strategies
International