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Title: Gravidez não planejada: desafios e consequência na vida educacional dos adolescentes
Authors: Florido, Carla Cíntia Mendonça
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Valter
metadata.dc.contributor.members: Martins, Valter
Azeredo, Verônica Gonçalves
Pinto, Isabella Motta de Oliveira
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: FLORIDO, Carla Cíntia Mendonça. Gravidez não planejada: desafios e consequências na vida educacional dos adolescentes. 2016. 59 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2016.
Abstract: O presente trabalho traz à discussão a temática sexualidade juvenil e as consequências de uma gravidez não planejada, e elenca os desafios e implicações na vida educacional de jovens. O tema suscitou interesse a partir da experiência de estágio realizado no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (CEMSTIAC), em Campos dos Goytacazes, onde foram observadas as múltiplas situações que uma gravidez não planejada pode acarretar na vida social e educacional dos jovens. Para elaboração desta Monografia, foi utilizada a revisão sistemática de literatura, sendo o levantamento bibliográfico sobre as categorias:família, adolescência, sexualidade, gravidez não planejada e o Serviço Social. Na problematização, elencaram-se ainda os fatores sociais e econômicos que perpassam essa fase de vida. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a qualitativa, cuja preocupação era resgatar concepções, significados, opiniões; um nível da realidade que não pode ser quantificável, mas pode ser sistematizado, catalogado, categorizado, analisado e compreendido.Isso com o apoio de questionário quanti-qualitativo, aplicado junto a um grupo de sujeitos no CEMSTIAC.A amostragem adotada foi a do tipo não probabilística e intencional, já que a preocupação não era quantificar, uma vez que a pesquisa qualitativa não se baseia no critério numérico para garantir representatividade, mas foi necessário ouvir um número razoável de jovens e adolescentes para fazer algumas generalizações. A partir da sistematização das respostas, analisou-se o conhecimento dos jovens sobre sexualidade e os impactos de uma gravidez na vida educacional
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11334
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