Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: A HISTÓRIA DA ARTE E DESENVOLVIMENTO DO JOGO DETETIVE QUÍMICO
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino de química
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Aprendizagem (Psicologia)
Games and play activities
Meaningful learning
Chemistry teaching
Afonso, Thiago Magalhães | Publicado en:
2018
Resumen
O desinteresse dos alunos em relação à química pode ser atribuído à falta de motivação. Para mudar este cenário, deve-se procurar alternativas para tornar o ensino de química mais interessante. Dessa forma investiga-se a utilização de jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é a partir da visão geral sobre a produção de jogos e atividades lúdicas no Brasil, elaborar um jogo de tabuleiro investigativo baseado no Scotland Yard da GROW® que foi desenvolvido como ferramenta para o ensino de química, aplicado e avaliado. Através de revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas no ensino de ciências nos principais eventos nacionais, procurou-se verificar e analisar o que vem sendo produzido nesta temática. Foram selecionados trabalhos publicados nos congressos brasileiros de química, encontros ancionais de ensino de química, nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências. Os resultados da revisão bibliográfica foram analisados quanto a quantidade de trabalhos com a temática investigada em relação ao total de trabalhos de cada evento, os assuntos mais abordados, a dispersão por regiões do Brasil e por unidade federativa. Observa-se uma produção crescente a cada ano, evidenciando que a área vem tendo um aumento de interesse por parte dos pesquisadores, porém ainda é uma área que necessita maior aprofundamento e maior exploração desta ferramenta que tem um potencial enorme no auxílio do ensino-aprendizagem de química
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
AFONSO, Thiago Magalhães. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico. Niterói, 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química ) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Sujeta/Sujeto(s)
Jogos e atividades lúdicasAprendizagem significativa
Ensino de química
Ensino de química
Jogo educativo
Processo de ensino-aprendizagem
Aprendizagem (Psicologia)
Games and play activities
Meaningful learning
Chemistry teaching
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: