Metadata
Show full item record
O CONCEITO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018: ANÁLISE COM BASE NOS PCNS E REFLEXÕES
Equilíbrio químico
Ensino de química
Ensino de química
Equilíbrio químico
Livro didático
Programa nacional do livro didático
Pascoal, Stefany Lídia Alves de Souza | Posted on:
2018
Abstract
O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como as reações de oxirredução, de ácido-base e de precipitação. Dada a relevância do tema em questão, é de extrema importância que o livro texto usado seja claro, com analogias coerentes e figuras adequadas. Este trabalho visa analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do ensino médio, especialmente os selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2018. Para isso, serão usados os Parâmetros Curriculares Nacionais e a opinião dos profissionais que utilizam tais livros em sala de aula. Tal análise é essencial, visto que o livro didático se constitui uma das principais ferramentas utilizadas no trabalho docente de ensino de química
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PASCOAL, Stefany Lídia Alves de Souza. O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
Livro didáticoEquilíbrio químico
Ensino de química
Ensino de química
Equilíbrio químico
Livro didático
Programa nacional do livro didático
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: