Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1137
Title: A hospitalidade no centro de tratamento oncológico do Hospital do Andaraí
Authors: Silva, Marianna Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Valduga, Manoela Carrillo
metadata.dc.contributor.members: Tesserolli, Marcelo
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Issue Date: 11-Dec-2015
Abstract: A presente pesquisa se propõe a identificar a hospitalidade presente no centro de tratamento oncológico do hospital do Andaraí, na cidade do Rio de Janeiro e investigar se a hospitalidade altera a percepção do paciente no enfretamento em relação à doença. Apresentados os conceitos de hospitalidade, humanização, hotelaria hospitalar, a importância do bom humor para a hospitalidade, assim como os caminhos da saúde no Brasil e a descrição do centro de Tratamento Oncológico será possível entender que a hospitalidade não deve ser praticada apenas com as pessoas doentes, mas com todo e qualquer indivíduo. Para esta pesquisa, a metodologia utilizada foi a análise qualitativa e a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas e a observação participante, que resultou em um diário de campo. Como resultado, infere-se que a hospitalidade acontece no centro de tratamento pelo bom cuidado, a atenção e a solidariedade que os funcionários possuem com o tratamento para possibilitar a minimização das falhas estruturais. E que a hospitalidade ajuda a enfrentar a doença, pois ser bem tratado é fundamental para a continuidade do tratamento.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims to identify the present in cancer treatment center hospital Andaraí in the city of Rio de Janeiro and investigate whether the hospitality alters the perception of the patient in coping for the disease. Presented the concepts of hospitality, humanization, hospital hospitality, the importance of good mood for the hospitality as well as the paths of health in Brazil and description of the center of Oncological Treatment is possible to understand that hospitality should not be practiced only with sick people but with each and every individual. For this research, the methodology used was a qualitative analysis and data was collected by means of interviews and participant observation, which resulted in a diary. As a result, it is inferred that the hospitality happens at the treatment center by good care, attention and solidarity that employees have with the treatment to allow the minimization of structural failures. And that hospitality help fight the disease, because being pampered is essential for continuity of care.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1137
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
253 - Marianna Pinheiro.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.