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Title: Agências de viagens e correio eletrônico: uma oportunidade ou ameaça
Authors: Alves, Sara Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Saulo Barroso
metadata.dc.contributor.members: Dantas, José Carlos de Souza
Sousa, Adonai Teles de Siqueira e
Issue Date: 11-Dec-2015
Abstract: Com o desenvolvimento dos meios de comunicação e o surgimento da internet surgiram novas possibilidades de se comunicar com o cliente e realizar negócios online. O setor de agências de viagens é um dos segmentos do turismo que passou por diversas mudanças, sendo obrigado a se adaptar às novas características impostas pelo mercado e pela tecnologia da informação. Com as transformações e o desenvolvimento da internet, as agências criaram páginas na web e apresentaram produtos e serviços que podem ser visualizados de qualquer lugar do mundo. Também foram desenvolvidas ferramentas de trabalho que auxiliam na comunicação, aproximando o cliente e o negócio. Uma dessas ferramentas é o correio eletrônico, por meio da qual os turistas podem enviar mensagens para as agências, com o objetivo de tirar dúvidas e obter informações sobre passeios e viagens. A fim de melhor compreender essa relação, realizou-se uma pesquisa com 50 agências de viagens das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, avaliando como essas organizações têm respondido às solicitações via correio eletrônico (email). Foi feita uma análise qualitativa das respostas enviadas pelas agências de viagens. Os resultados demonstraram que as agências de viagens não têm utilizado o email de forma vantajosa, deixando de responder as solicitações ou apresentando baixa qualidade nas respostas enviadas. Percebeu-se que as agências de viagens necessitam se adaptar às novas ferramentas que a tecnologia impõe aos processos de trabalho para, assim aumentar sua competitividade no mercado e oferecer um atendimento de qualidade.
metadata.dc.description.abstractother: The development of the media and the rise of the internet bring new possibilities to communicate with customers and conduct business online. The travel agency industry is one segment of tourism that has undergone several changes, being forced to adapt new features imposed by the market and information technology. With the changes and development of the internet, the agencies have created websites, and presented their products and services, which can be viewed from anywhere in the world. Appeared also work tools that assist in communication, approaching the customer and the business. One such tool is the e-mail in which tourists can send messages to the agencies, to ask questions and get information on tours and trips. To understand this relationship, we carried out a survey of 50 travel agencies in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo, analyzing how these organizations have responded to requests via electronic mail (email). The research used a qualitative analysis to understand the responses sent by the travel agencies. The results showed that travel agencies have not used the email to advantage, leaving respond to requests or presenting low quality on the responses received. Realized that travel agencies need to adapt new tools that technology imposes on work processes, thus, increase their competitiveness in the market and provide quality care.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1138
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