Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1143
Title: A formação da equipe de enfermeiros obstétricos em uma maternidade do Rio de Janeiro: desafios e conquistas para educação permanente (estudo de caso)
Authors: Barbosa, Márcio Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Marilda
metadata.dc.contributor.members: Santos, Rosângela da Silva
Ferreira, Helen Campos
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Barbosa, Márcio Santos. A formação da equipe de enfermeiros obstétricos em uma maternidade do Rio de Janeiro: desafios e conquistas para educação permanente (estudo de caso). 2011. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011
Abstract: O presente estudo detalha o processo de trabalho na capacitação e treinamento de Enfermeiros Obstétricos, desenvolvido em uma Maternidade no Município do Rio de Janeiro. O pesquisador teve como objetivo principal identificar como foi desenvolvido este treinamento, reconhecendo e discutindo suas estratégias de aquisição de competências e habilidades indispensáveis para o manejo do acompanhamento durante o trabalho de parto de sua clientela trazendo e desvendando suas experiências, desafios e conquistas. O universo e amostra foram baseados em profissionais enfermeiros obstétricos nesta unidade de saúde, convidados a participar do estudo. Esta pesquisa teve como base fundamental a discussão na formação da Equipe de Enfermeiros Obstétricos no Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth – Praça XV, identificando suas necessidades e instrumentalizando esses profissionais para uma boa prática assistencial ao parto. Os métodos e técnicas empregadas foram de estudo descritivo, exploratório e participante que contribuiu com a formalização de um protocolo assistencial ao parto e nascimento. Durante o processo de treinamento efetivo, pôde-se então comprovar a mudança no comportamento técnico após aquisição de competências e habilidades e a assistência gerada teve um impacto positivo para o cuidado materno-fetal, o que se torna como elemento primordial de uma estratégia pedagógica, para que seja uma ação norteadora ao treinamento de outras equipes de enfermeiros obstétricos no âmbito da saúde pública e privada do Brasil e em outros Países
metadata.dc.description.abstractother: This study details the process of working on capacity building and training of nurse midwives, developed a maternity in the municipality of Rio de Janeiro. The researchers were aimed at identifying how well designed this training, recognizing and discussing their strategies for acquiring skills and abilities necessary to manage the monitoring during the labor of bringing its customers and discovering their experiences, challenges and achievements. The universe and sample were based on professional obstetric nurses in this health unit were invited to participate in the study. This research was based on fundamental discussion on the formation of Team Nursing Maternity Obstetric Hospital Oswaldo Nazareth - Praça XV, identifying their needs and equipping these professionals to practice good health care delivery. The methodology was descriptive, exploratory study and a participant who contributed to the formalization of a protocol for care delivery and birth. During the process of effective training, we could then confirm the change in behavior after the acquisition of technical skills and abilities and assistance generated caused major positive impact on maternal-fetal care, leaving as a major element for a technical tool that is a pedagogical strategy guiding the training of other teams of obstetric nurses in the public and private health in Brazil and other countries
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1143
Appears in Collections:MPEA - Dissertações - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio Santos Barbosa.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.