Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11430
Title: Física das radiações: proposta de atividades para inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio
Authors: Barboza, Ramon Estevão Mesquita da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Bruno, Ruth
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Almeida, Lucia da Cruz de
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: BARBOZA, Ramon Estevão Mesquita da Costa. Física das radiações: proposta de atividades para inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio. Niterói, 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2012.
Abstract: Apesar das diversas mudanças que o Sistema Educacional Brasileiro tem realizado nos últimos anos, o ensino de Física na maioria das escolas de nível médio ainda se apoia em currículos obsoletos, completamente desatualizados e descontextualizados da realidade dos alunos. Se por um lado, a sociedade vivencia o impacto decorrente do avanço tecnológico e o crescente desenvolvimento das pesquisas científicas, por outro, as escolas ainda deixam a desejar quanto à abordagem de assuntos relacionados com os atuais conhecimentos científicos. Este cenário reflete tanto no professor quanto nos alunos, que se sentem desmotivados para ensinar e aprender. Diante dessas circunstâncias, diversos pesquisadores da área de ensino de ciências têm dedicado seus estudos à busca de soluções para esse problema. Entre as inúmeras propostas sugeridas pelos especialistas, a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio é tema de constantes discussões e coloca em evidência as dificuldades enfrentadas pelos professores na tentativa de alcançar este objetivo. O despreparo dos alunos, a reduzida carga horária das aulas de Física e até mesmo a falta de estímulo para a formação continuada dos professores, são citados frequentemente como motivos para a não inclusão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea nas aulas de Física. Ciente dessas dificuldades e com a intenção de fornecer aos professores subsídios necessários para uma melhor abordagem desse assunto, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de atividades que promovam um ensino mais atual e contextualizado. Para fundamentar a proposta, foi feita inicialmente uma sondagem com professores do Ensino Médio atuantes em escolas públicas e privadas, dos municípios de Niterói e São Gonçalo, com o objetivo de levantar suas opiniões sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea neste nível de escolaridade. A partir da análise das respostas dos professores e baseando-se em suas opiniões e sugestões, foi possível elaborar um conjunto de atividades que vai ao encontro de suas aspirações. Dentre os possíveis temas a serem abordados, escolheu-se a Física das Radiações, com ênfase nas Radiações Solares, por ser um tema que está estreitamente relacionado com o cotidiano dos alunos, facilitando desta forma o processo de ensino-aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: Despite the various changes that the Brazilian educational system has made in recent years, the teaching of physics in most high schools still relies on antiquated curricula, outdated and completely out of context of the reality of students. If on one hand the community experiences the impact of technological advances and the increasing development of scientific research, on the other hand very few schools apply the approach of subjects related to current scientific knowledge. This scenario reflects both the teacher as the students, who feel without motivation for teaching and learning. Given these circumstances, many researchers in science education have devoted their studies to find solutions to this problem. Among the many ideas suggested by the experts, the inclusion of Modern and Contemporary Physics in high school is the subject of ongoing discussions and highlights the difficulties faced by teachers in an attempt to achieve this goal. The lack of preparation of students, reduced course load of Physics classes and even the lack of incentive for the continuing education of teachers are often cited as reasons for non-inclusion of topics of Modern and Contemporary Physics in Physics classes. Aware of these difficulties and with the intent to provide teachers necessary aids to better approach this issue, this work proposes the development of activities that promote a more current and contextualized education. In support of the proposal it was initially made a survey with secondary school teachers working in public and private schools, in the cities of Niterói and São Gonçalo, in order to bring up their views on the inclusion of Modern and Contemporary Physics at this level of schooling. From the analysis of the answers of the teachers, and based on their opinions and suggestions, it was possible to develop a set of activities that attends their aspirations. Among the possible topics to be approached, it was elected the Radiation Physics, with emphasis on Solar Radiation, to be a topic that is closely related to the daily life of students, thereby facilitating the teaching-learning process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11430
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Licenciatura em Física - Ramon E.M.C.Barboza 1_2012.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons