FÍSICA DAS RADIAÇÕES: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Física moderna e contemporânea
Contextualização
Ensino de física
Ensino da ciência
Ensino médio
Física moderna
Teaching of physics
Modern and contemporary physics
Contextualization
Barboza, Ramon Estevão Mesquita da Costa | Publicado en:
2012
Resumen
Apesar das diversas mudanças que o Sistema Educacional Brasileiro tem realizado nos últimos anos, o ensino de Física na maioria das escolas de nível médio ainda se apoia em currículos obsoletos, completamente desatualizados e descontextualizados da realidade dos alunos. Se por um lado, a sociedade vivencia o impacto decorrente do avanço tecnológico e o crescente desenvolvimento das pesquisas científicas, por outro, as escolas ainda deixam a desejar quanto à abordagem de assuntos relacionados com os atuais conhecimentos científicos. Este cenário reflete tanto no professor quanto nos alunos, que se sentem desmotivados para ensinar e aprender. Diante dessas circunstâncias, diversos pesquisadores da área de ensino de ciências têm dedicado seus estudos à busca de soluções para esse problema. Entre as inúmeras propostas sugeridas pelos especialistas, a inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio é tema de constantes discussões e coloca em evidência as dificuldades enfrentadas pelos professores na tentativa de alcançar este objetivo. O despreparo dos alunos, a reduzida carga horária das aulas de Física e até mesmo a falta de estímulo para a formação continuada dos professores, são citados frequentemente como motivos para a não inclusão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea nas aulas de Física. Ciente dessas dificuldades e com a intenção de fornecer aos professores subsídios necessários para uma melhor abordagem desse assunto, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de atividades que promovam um ensino mais atual e contextualizado. Para fundamentar a proposta, foi feita inicialmente uma sondagem com professores do Ensino Médio atuantes em escolas públicas e privadas, dos municípios de Niterói e São Gonçalo, com o objetivo de levantar suas opiniões sobre a inserção de Física Moderna e Contemporânea neste nível de escolaridade. A partir da análise das respostas dos professores e baseando-se em suas opiniões e sugestões, foi possível elaborar um conjunto de atividades que vai ao encontro de suas aspirações. Dentre os possíveis temas a serem abordados, escolheu-se a Física das Radiações, com ênfase nas Radiações Solares, por ser um tema que está estreitamente relacionado com o cotidiano dos alunos, facilitando desta forma o processo de ensino-aprendizagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoFuente
BARBOZA, Ramon Estevão Mesquita da Costa. Física das radiações: proposta de atividades para inserção de física moderna e contemporânea no ensino médio. Niterói, 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2012.Sujeta/Sujeto(s)
Ensino de físicaFísica moderna e contemporânea
Contextualização
Ensino de física
Ensino da ciência
Ensino médio
Física moderna
Teaching of physics
Modern and contemporary physics
Contextualization
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: