A PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO NOS BANCOS DE LEITE HUMANO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Profissional de saúde
Aleitamento materno
Aleitamento materno
Banco de leite
Pessoal de saúde
Human milk bank
Professional health
Breastfeeding
Branco, Maria Bertila Lutterbach Riker | Posted on:
2013
Abstract
As atividades dos Bancos de Leite Humano (BLH) são de grande importância para a promoção e apoio ao aleitamento materno. O Estado do Rio de Janeiro tem aumentado os índices de aleitamento materno através de implementação de políticas de incentivo ao aleitamento materno, além da Iniciativa Unidade Básica Amiga do Aleitamento Materno (IUBAAM), e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), vigentes desde 1981. Esse incremento se deve em grande medida ao Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 1981, conjugando ações multissetoriais, principalmente nas áreas de comunicação social, assistência à saúde e legislação.
OBJETIVOS: caracterizar e avaliar a práxis dos profissionais de saúde na promoção, proteção
e apoio ao aleitamento materno nos BLHs. METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. No Estado do Rio de Janeiro existem hoje dezessete BLHs, distribuídos em oito regiões. Para o estudo proposto, foram escolhidos cinco BLHs, um representante de cada região que tem BLH. Esta escolha foi feita por sorteio nas regiões onde há mais de um BLH. Foram entrevistados integrantes das equipes de profissionais que atuam nos BLHs escolhidos, com base em roteiro com questões abertas e fechadas. Também foi realizada observação direta das atividades desenvolvidas nestas Unidades. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, segundo Bardin (2009). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, e a Resolução CNS-196/96, que dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos, foi rigorosamente observada. RESULTADOS: Os profissionais de saúde expressam sua práxis com foco na política de promoção e apoio ao aleitamento materno, demonstrando dificuldade nas ações de proteção ao aleitamento materno, havendo necessidade, portanto, de reformulação dos cursos de capacitação para formação de profissionais de saúde selecionados para atuar em BLHs, e de transformação da cultura de aleitamento materno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
BRANCO, Maria Bertila Lutterbach Riker. A práxis dos profissionais de saúde na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nos bancos de leite humano do Estado do Rio de Janeiro. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno-Infantil) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.Subject(s)
Banco de leite humanoProfissional de saúde
Aleitamento materno
Aleitamento materno
Banco de leite
Pessoal de saúde
Human milk bank
Professional health
Breastfeeding
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: