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Title: O concurso público brasileiro e a ideologia concurseira
Le concours public brésilien et l’idéologie « concoursière »
Other Titles: The Brazilian civil service examinations and the public service seeking ideology
Authors: Fontainha, Fernando de Castro
Geraldo, Pedro Heitor Barros
Veronese, Alexandre
Alves, Camila Souza
Issue Date: 2015
Citation: FONTAINHA, Fernando de Castro ; GERALDO, Pedro Heitor Barros ; VERONESE, Alexandre ; ALVES, Camila Souza . O concurso público brasileiro e a ideologia concurseira. Revista Jurídica da Presidência, v. 16, p. 671-702, 2015.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Jurídica da Presidência. Brasília, v. 16, n.110,p. 671-702,2015.
Abstract: Alguns anos após a promulgação da Constituição Federal de 1988, vimos surgir, no Brasil, além de um avanço em termos de racionalização da contratação de trabalhadores no setor público, um grande mercado: os concursos públicos. A cada ano, os números de seleções crescem e, com isso, um grande e cada vez mais lucrativo mercado é mobilizado: entidades organizadoras de exames em larga escala, cursos preparatórios, editoras de livros para concursos. Todos se orientam a partir do modelo de seleção de funcionários públicos descrito por convocações feitas pela Administração Pública na tentativa de preencher seus quadros. Esta pesquisa insere-se nos debates sobre este fenômeno com o objetivo de diminuir a lacuna que persiste entre o impacto dos concursos públicos em nossa realidade e o discurso científico produzido sobre ele. O trabalho revisa a literatura científica acerca do tema, prossegue com a análise quantitativa dos editais publicados entre 2001 e 2010, que recrutaram 41.214 servidores em 698 processos seletivos para 20 órgãos, e sugere a existência de uma ideologia concurseira no Brasil
metadata.dc.description.abstractother: After the 1988 Federal Constitution enactment, Brazil witnessed the emergence of a new market: the civil servant selection. The numbers concerning civil servants recruitment increase each year and a huge and profitable market acts: private entities that organize competitive public examinations, preparation courses and publishers are guided by Public Administration’s notices that prescribe a model of civil servant selection. This paper aims to reduce the gap between the impact of civil servant recruitment on reality and the scientific discourse about it. In order to do so, this paper reviews a set of scientific works that face this issue. It also presents a quantitative analysis on notices for 41.214 civil service positions published by 20 different public agencies from 2001 to 2010. Finally, it suggests the existence of a public service seeking ideology
Quelques années après la promulgation de la Constitution Fédérale de 1988, le Brésil a vu paraître, au-delà d’un progrès en termes de la rationalisation du recrutement dans le service public, un grand marché: celui des concours publics. Chaque année, le nombre de sélections augmente, et ainsi un marché grand et lucratif se mobilise, dont les institutions spécialisées pour l’organisation d’examens, les cours préparatoires et les éditeurs de manuels. Tous s’orientent à partir d’un système de recrutement qui peut être décrit à travers les multiples appels de candidatures que l’État publie. Cette recherche s’ajoute aux travaux qui analysent ce phénomène avec l’objectif de diminuer la lacune entre l’impact réel des concours publics et le discours scientifique que les concours produisent. Cet article est composé d’une relecture de la littérature académique sur le sujet, puis d’une analyse quantitative des appels de candidature publiés entre 2001 et 2010 –avec 41.214 fonctionnaires recrutés à travers 698 concours dans 20 institutions différentes, pour conclure sur une thèse del’existence d’une idéologie coucoursière au Brésil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11455
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