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dc.contributor.advisorMoraes, Carlos Antônio de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Luciane Alves da-
dc.date.accessioned2019-09-25T16:10:35Z-
dc.date.available2019-09-25T16:10:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Luciane Alves da. A educação em saúde como estratégia de trabalho para o serviço social hospitalar. 2018. 72 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11478-
dc.description.abstractEsta monografia originou-se a partir de experiência de pesquisa e extensão, através de projeto desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cotidiano e Saúde, bem como, do estágio curricular obrigatório em Serviço Social no Hospital Ferreira Machado –setor Doenças Infecto -Parasitárias(DIP). Objetiva identificar e analisar as possíveis interlocuções entre o conceito de educação em saúde com o trabalho do assistente social na área hospitalar, particularizando o setor de DIP do HFM em Campos dos Goytacazes, RJ. Sua relevância é identificada no fato do conceito de Educação em Saúde ser uma ferramenta fundamental no processo de cuidado, propagando o direito à saúde. Teoricamente, o estudo recorreu a autores de tradição marxista e, metodologicamente, optou pela pesquisa de tipo descritiva, qualitativa, de dimensão bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas acadêmico-científicas reconhecidas na área de Serviço Social, teses e dissertações. Já a pesquisa de campo foi realizada com dois grupos distintos: uma, com 11 assistentes sociais de uma instituição de saúde de Campos dos Goytacazes, RJ e, outra, com 08 pacientes/usuários do setor de DIP no HFM em Campos dos Goytacazes, RJ. De forma geral, os resultados apontam que o assistente social, ao recorrer ao conceito de educação em saúde articulado a seu trabalho na área hospitalar, tende a contribuir para defesa de práticas que ultrapassem a dimensão médico-biológica, pautadas em uma compreensão do sujeito a partir do conceito de integralidade e de suas necessidades de saúdept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by claudia alvarenga (sgm@vm.uff.br) on 2018-10-17T14:35:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TFC SERVIÇO SOCIAL UFF CAMPOS 2018.1 LUCIANE ALVES DA SILVA.pdf: 701186 bytes, checksum: a38180f5f94159e24e8a16756c2f3def (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-25T16:10:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFC SERVIÇO SOCIAL UFF CAMPOS 2018.1 LUCIANE ALVES DA SILVA.pdf: 701186 bytes, checksum: a38180f5f94159e24e8a16756c2f3def (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço Social hospitalarpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTrabalho Profissionalpt_BR
dc.subjectDIPpt_BR
dc.titleA educação em saúde como estratégia de trabalho para o serviço social hospitalarpt_BR
dc.typeMonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordServiço social hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordTrabalho profissionalpt_BR
dc.contributor.membersMoraes, Carlos Antonio De Souza-
dc.contributor.membersFaes, Ivana Arquejada-
dc.contributor.membersMoriguti, Iris Henriette Cruz de Azevedo-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorServiço socialpt_BR
dc.subject.descriptorEducação em saúdept_BR
dc.subject.descriptorHospitalpt_BR
dc.subject.descriptorDoenças parasitáriaspt_BR
dc.subject.descriptorHospital Ferreira Machado (Campos dos Goytacazes, RJ)pt_BR
dc.description.abstractotherThis monograph originated from research and extension experience, through a project developed by the Interdisciplinary Group of Study and Research in Daily Life and Health, as well as the compulsory curricular traineeship in Social Work at Ferreira Machado Hospital -Infectious Diseases -Parasitary Sector (DIP). It aims to identify and analyze the possible interlocutions between the concept of health education and the work of the social worker in the hospital area, particularizing the HFM sector DIP in Campos dos Goytacazes, RJ. Its relevance is identified in the fact that the concept of Health Education is a fundamental tool in the care process, propagating the right to health. Theoretically, the study appealed to authors of Marxist tradition and, methodologically, opted for a descriptive, qualitative type of bibliographical and field research. The bibliographic research was carried out in books, academic-scientific journals recognized in the area of Social Work, theses and dissertations. On the other hand, the field research was carried out with two distinct groups: one with 11 social workers from a health institution in Campos, RJ and the other with 8 patients / users of the DIP sector at the HFM in Campos, RJ. In general, the results indicate that the social worker, by using the concept of health education articulated to his work in the hospital area, tends to contribute to the defense of practices that go beyond the medical-biological dimension, based on an understanding of the subject the concept of integrality and its health needspt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.grantorInstituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Serviço Social (SGM)pt_BR
dc.degree.date2018-07-20-
dc.degree.localCampos dos Goytacazes, RJpt_BR
dc.degree.cursoBacharelado em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.departmentCampos dos Goytacazespt_BR
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