Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11489
Title: Proposta do uso de demonstração em sala de aula para ilustração de conceitos básicos da óptica geométrica
Authors: Di Puglia, Beatriz Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Paulo Acioly Marques dos
metadata.dc.contributor.members: Costa, Eden Vieira
Costa, Isa
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: DI PUGLIA, Beatriz Andrade. Proposta do uso de demonstração em sala de aula para ilustração de conceitos básicos da óptica geométrica. Niterói, 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2012.
Abstract: Neste trabalho é apresentado a Proposta do uso de demonstração em sala de aula para ilustração de conceitos básicos da Óptica Geomética, ou seja, uma sugestão de recurso didático, baseado em resultados de pesquisas quanto à eficácia do ensino de Física nos dias de hoje através da demontração de conceitos de fenômenos físicos. Utilizar a demonstração como motivação para alunos e professores, não se limitando ao uso de um laboratório didático e fornecendo ferramentas necessárias para que o estudante no futuro possa exercer sua cidadania com plena consciência. Além do uso da demonstração, utilizamos também o recurso do uso dos livros didáticos recomendados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), com a finalidade de auxiliar o professor em sua aula de demonstração, podendo o aluno utilizar estes livros como material de aprofundamento para seus estudos em casa.
metadata.dc.description.abstractother: In this work it is presented a Proposal of the demonstration use in class room to ilustrate basic concepts of geometric optics. That is, a suggestion of a teching resource based on results of researches about the effectiveness of physics teaching, through the demonstration of concepts related to physical phenomena. We use the demonstration as motivation for students and teachers, not limted to the use of a laboratory but providing necessary tools for the sutdent in the future can exercise his citizenship with full consciouness. Beside the use of demonstration, we also explore the textbooks as resources; those recommended by the PNLD (National Didatic Book Program), with the goal of helping teacher in his demonstration class, allowing the student to use these books as material for futher studies at home.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11489
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ ANDRADE DI PUGLIA.pdf461.66 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons