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Title: Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
Authors: Costa, Samir Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Isa
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lucia da Cruz de
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: COSTA, Samir Santos. Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2013.
Abstract: Ao longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação básica para o estudo daquela disciplina. A atualização diz respeito ao uso de materiais decorrentes do avanço tecnológico, como o ocorrido na computação e na eletrônica. Este trabalho tem por objetivo discutir como vem sendo e como pode ser abordado o ensino de Física com ênfase nas atividades práticas/experimentais. São sinalizadas medidas governamentais que visam melhorar o processo de ensino/aprendizagem, como a elaboração do Currículo Mínimo – 2012 do Estado do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, e desenvolve-se uma opinião crítica quanto às concepções errôneas sobre a Física associada única e exclusivamente à Matemática e ao desenvolvimento de atividades experimentais restritas a um laboratório estruturado; uma breve reflexão sobre o processo e a formação de professores também é realizada. Além disso, é apresentada uma metodologia inovadora, a qual se utiliza de recursos (componentes e aparelhos) eletrônicos para auxiliar na montagem de kits de baixo custo que permitam uma abordagem contextualizada dos conteúdos de Física. Tal metodologia foi aplicada em uma escola estadual do RJ, de onde se concluiu que a prática de uma política construtivista e dialógica é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade.
metadata.dc.description.abstractother: Durante los últimos cuarenta años, los investigadores en enseñanza de Física han demostrado la importancia y la necesidad de realizar y actualizar los enfoques experimentales para atraer el interés de los estudiantes de educación básica para el estudio de esta disciplina. La actualización concierne a la utilización de materiales derivados de los avances tecnológicos, como ocurrió en la informática y electrónica. Este trabajo tiene como objetivo discutir la forma como ha sido y puede ser abordada la enseñanza de Física con énfasis en las actividades prácticas/experimentales. Se señalan las medidas gubernamentales destinadas a mejorar la enseñanza/aprendizaje, tales como el desarrollo del Plan de Curriculum Mínimo - 2012 del Estado de Rio de Janeiro (RJ), por ejemplo, y desarrolla una opinión crítica sobre los conceptos erróneos acerca de la Física asociada exclusivamente a las matemáticas y el desarrollo de las actividades experimentales limitadas a un laboratorio estructurado; una pronta reflexión sobre el proceso de formación de los docentes también se llevó a cabo. Además, un nuevo método se presenta, que utiliza recursos (componentes y dispositivos) para ayudar en el montaje de kits electrónicos de bajo costo y que permiten la contextualización de los contenidos de Física. Esta metodología fue aplicada en una escuela pública en Rio de Janeiro, donde se concluyó que la práctica de un diálogo político constructivo es esencial para la formación de sujetos críticos y activos en la sociedad.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11490
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