Metadata
Show full item record
APLICAÇÃO E ANÁLISE DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASOS: UTILIZANDO O LIVRO “A COLHER QUE DESAPARECE” COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO
PBL
Tabela periódica
Intervenção pedagógica
Estudo de casos
PBL
Tabela periódica
Intervenção pedagógica
Produção intelectual
Case studies
PBL
Periodic table
Pedagogical intervention
Silva, Carolaine da | Posted on:
2019
Abstract
Mediante uma intervenção pedagógica realizada pela aplicação do método de estudo de casos, enquanto variante da PBL – aprendizado baseado em problemas –, em duas turmas de primeiro período do curso técnico em Química no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ – a tabela periódica e suas propriedades puderam ser trabalhadas. As turmas foram incumbidas de solucionarem dois casos os quais foram inspirados no livro “A colher que desaparece” de Sam Kean. É bem verdade que a tabela periódica é apresentada aos alunos, simplesmente, como uma tabela a qual possui a função de ser uma fonte de consulta para fazer exercícios de distribuição eletrônica e comparar as propriedades entre os elementos. No entanto, a tabela periódica possui história, tem explicação e foi fruto de embates entre teorias no meio científico, e, é nesse sentido que a aula sobre ela foi ministrada, pois é necessário mostrar a epistemologia dos conceitos químicos aos alunos na tentativa de se desmistificar a ciência pronta e irrefutável. Baseado em alguns parágrafos e incisos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio o método de estudo de casos se mostrou uma estratégia metodológica importante para se desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo, incentivar suas autonomias e mostrar de que forma as propriedades periódicas podem ser trabalhadas para além de uma aula tradicional e resolução de exercícios. Assim sendo, o método de estudo de casos mostrou-se promissor para a formação de estudantes do curso técnico para além de mãos de obra qualificada buscando o equilíbrio com o ensino mais humanístico e consciente
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SILVA, Carolaine da. Aplicação e análise do método de estudo de casos: utilizando o livro "A colher que desaparece" como fonte de inspiração. Niterói, 2019. 64 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal de Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Estudo de casosPBL
Tabela periódica
Intervenção pedagógica
Estudo de casos
PBL
Tabela periódica
Intervenção pedagógica
Produção intelectual
Case studies
PBL
Periodic table
Pedagogical intervention
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: