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A FUNÇÃO DO PEDAGOGO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE AUTISMO ATRAVÉS DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA UNIDADE DE TRATAMENTO DIFERENCIADO NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS: "UM TRABALHO INVISÍVEL"
Souza, Oneide de | Posted on:
2017
Abstract
O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo, através do trabalho desenvolvido na Unidade de Tratamento Diferenciado no município de Angra dos Reis. Além de investigar a função do Pedagogo, buscou-se analisar os conhecimentos e competências do Pedagogo, identificar as intervenções específicas no processo de inclusão, reconhecer a importância do trabalho dentro da UTD e compreender a função social e educativa da instituição. Esta pesquisa é relevante uma vez que o autismo é bastante prevalente entre as necessidades especiais e, apesar de prevista na LDB, a educação inclusiva no Brasil ainda é incipiente. Para investigar tal objeto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, entrevistas, análise documental e bibliográfica. Concluiu-se que: apesar dos resultados apontarem claramente a importância do papel do Pedagogo na instituição, para as famílias, a atuação da Pedagoga é vista como sendo um trabalho invisível. Para a maioria das famílias, o desenvolvimento de seus filhos é resultado do trabalho da UTD como um todo
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SOUZA, Oneide de. A função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo através do trabalho desenvolvido na unidade de tratamento diferenciado no município de Angra dos Reis: “um trabalho invisível”.2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, 2017.License Term
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