Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11497
Title: A função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo através do trabalho desenvolvido na Unidade de Tratamento Diferenciado no município de Angra dos Reis: "um trabalho invisível"
Authors: Souza, Oneide de
metadata.dc.contributor.advisor: Bayma, Andréa Cristina Pavão
metadata.dc.contributor.members: Requião, Luciana Pires de Sá
Alves, Maria Aparecida Alves
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Souza, Oneide de. A função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo através do trabalho desenvolvido na unidade de tratamento diferenciado no município de Angra dos Reis: “um trabalho invisível”.2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, 2017.
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a função do pedagogo na inclusão de alunos com diagnóstico de autismo, através do trabalho desenvolvido na Unidade de Tratamento Diferenciado no município de Angra dos Reis. Além de investigar a função do Pedagogo, buscou-se analisar os conhecimentos e competências do Pedagogo, identificar as intervenções específicas no processo de inclusão, reconhecer a importância do trabalho dentro da UTD e compreender a função social e educativa da instituição. Esta pesquisa é relevante uma vez que o autismo é bastante prevalente entre as necessidades especiais e, apesar de prevista na LDB, a educação inclusiva no Brasil ainda é incipiente. Para investigar tal objeto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, entrevistas, análise documental e bibliográfica. Concluiu-se que: apesar dos resultados apontarem claramente a importância do papel do Pedagogo na instituição, para as famílias, a atuação da Pedagoga é vista como sendo um trabalho invisível. Para a maioria das famílias, o desenvolvimento de seus filhos é resultado do trabalho da UTD como um todo.
metadata.dc.description.abstractother: The general objective of this research was to investigate a role of the pedagogue in the inclusion of students diagnosed with autism, through the work developed in the Differential Treatment Unit in the city of Angra dos Reis. In addition to investigating a Pedagogue function, we sought to analyze the knowledge and skills of the Pedagogue, identify specific interventions in the inclusion process, recognize an important work within the UTD and a social and educational function of the institution. This research is a very frequent experience with regard to special needs and, despite providing in LDB, inclusive education in Brazil is still incipient. To investigate the object, use qualitative research, interviews, documentary and bibliographic analysis. It was concluded that: although the results point clearly to the importance of the role of pedagogy, for families, a pedagogical activity is seen as an invisible work. For most families, their children's development and work outcome of the UTD as a whole.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11497
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Oneide (1).pdf265.23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons