Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11498
Title: Estudantes negras, processos de identificação e a disciplina "Relações Étnico-Raciais e Educação"
Authors: Rosa, Edyelle Carolina de Araujo
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Augusto César Gonçalves e
metadata.dc.contributor.members: Cirqueira, Diogo Marçal
Monteiro, Fabiano Dias
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Rosa, Edyelle Carolina de Araujo. Estudantes negras, processos de identificação e a disciplina “Relações étnico-raciais e educação”. 2016.45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, 2016.
Abstract: O presente trabalho objetiva investigar se existe relação entre o processo de reconhecimento e/ou construção de identidade de estudantes de Pedagogia e as aulas de “Relações ÉtnicoRaciais e Educação”, em função da lei 10.639/03. Para tal, fez-se necessário leituras acerca da questão racial, a implementação da lei 10.639/03, a inserção de mulheres no ensino superior, bem como entrevistas semi estruturadas com algumas estudantes que se autodeclaram negras, afim de saber como foram suas experiências nestas aulas. Concluí que a disciplina contribuiu, em algum nível, para a construção das suas identidades como mulheres negras.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11498
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons