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Title: Curso voluntário de atualização e aperfeiçoamento: uma estratégia para o retorno dos jovens e adultos à sala de aula com ênfase no ensino cts
Authors: Moreira, Caroline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
metadata.dc.contributor.advisorco: Rocha, David Rodrigues da
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Carlos Magno Rocha
Borges, Márcia Narcizo
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MOREIRA, Caroline dos Santos. Curso voluntário de atualização e aperfeiçoamento: uma estratégia para o retorno doa jovens e adultos à sala de aula com ênfase no ensino CTS. Niterói, 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil ainda continua sendo uma pauta que precisa ser discutida. É possível observar que muitos jovens e adultos no país, oriundos principalmente da classe trabalhadora, não concluíram a educação básica e possuem muitas dificuldades para retornar à escola. A disponibilidade de tempo, o cansaço após atividades domésticas e do trabalho e a baixa autoestima são fatores que contribuem para o distanciamento deste público da sala de aula. É nesse contexto que se faz necessário a criação e utilização de estratégias que estimulem a retomada da trajetória escolar por parte desses indivíduos e que possibilitem o resgate da cidadania e o interesse em participar ativamente da sociedade. O presente trabalho teve como objetivo a criação, execução e avaliação do curso motivacional “Crescendo no conhecimento”, que teve duração de três meses (11/08/2017 – 18/11/2017), destinado a jovens e adultos que não concluíram a educação básica. Neste curso, o Ensino de Química buscou estimular o pensamento reflexivo dos educandos, visando o desenvolvimento do senso crítico e o envolvimento com as relações sociais atreladas à Ciência e Tecnologia. Para alcançar esta meta, a metodologia adotada foi pautada na vertente da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para avaliar os efeitos da criação do curso e das aulas de Química, foi elaborado e aplicado um questionário avaliativo, no qual os oito alunos responderam nove questões problematizadoras. Como resultado da análise foi possível observar que muitos alunos se mostraram empolgados em retomar sua trajetória escolar, resultado da elevação da autoestima desses estudantes. Em relação ao Ensino de Química, as respostas do questionário demonstraram que os alunos compreenderam a importância da Química para o desenvolvimento de uma sociedade. Além disso, durante os debates nas aulas os estudantes demonstraram um envolvimento com as questões sociais relacionadas ao meio ambiente. Assim, verificou-se que o ensino pautado em CTS pode ser considerado uma abordagem valiosa em turmas de EJA
metadata.dc.description.abstractother: Youth and Adult Education (YAE) in Brazil is still a subject that needs to be discussed. It is possible to observe that many young people and adults in the country, coming mainly from the working class, have not finished basic education and have many difficulties to return to school. The availability of time, fatigue after housework and work and low self-esteem are factors that contribute to the distancing of this audience from the classroom. It is in this context that it is necessary to create and use strategies that stimulate the resumption of the school trajectory by these individuals and that enable the recovery of citizenship and the interest in actively participating in society. The objective of this study was to create, implemente and evaluate the motivational course "Growing in Knowledge", which lasted three months (08/11/2017 – 11/18/2017), aimed at young people and adults who did not complete basic education. In this course, the teaching of chemistry sought to stimulate the reflective thinking of the students, aiming at the development of critical sense and the involvement with social relations linked to science and technology. In order to reach this goal, the adopted methodology was based on the Science, Technology and Society (STS). To evaluate the effects of course creation and chemistry classes, an evaluative questionnaire was developed and applied, in which eight students answered nine problematizing questions. As a result of the analysis, it was possible to observe that many students were enthusiastic about resuming their school trajectory, as a result of the elevated self-esteem of these students. Regarding chemistry teaching, the questionnaire responses demonstrated that students understood the importance of chemistry for the development of a society. In addition, during class discussions students demonstrated an involvement with social issues related to the environment. Thus, it was found that STS-based instruction can be considered a valuable approach in YAE classes
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11501
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