Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11506
Title: A pesquisa na formação em graduação em serviço social: relato da experiência de monitoria
Authors: Nunes, Kíssila Amanda da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Carlos Antônio de Souza
metadata.dc.contributor.members: Moraes, Carlos Antônio de Souza
Coelho, Maria Clélia Pinto
Alverenga, Claudia Mara Barboza dos Santos
Issue Date: 2019
Citation: NUNES, Kíssila Amanda da Silva. A pesquisa na formação em graduação em serviço social: relato da experiência de monitoria. 2019. 61 f. Trabalho final de curso (Bacharelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o processo de produção de conhecimentos e de construção da pesquisa no curso de graduação em Serviço Social da UFF/Campos e a experiência da monitoria para o fortalecimento da pesquisa em Serviço Social. Recorre inicialmente a uma releitura da trajetória da profissão nas últimas décadas, objetivando apreender o processo de construção do Serviço Social como área produtora de conhecimentos, bem como sua aproximação com as ciências sociais. Para tanto, recorreu-se a estudo bibliográfico e a uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, através de questionário, disponibilizado a duas docentes do curso de graduação em Serviço Social da UFF/Campos. As analises que seguirão buscam problematizar a pesquisa na formação profissional do Bacharel em Serviço Social, no qual precisa se constituir como instrumento estratégico para o trabalho profissional. Destaca ainda para a experiência em monitoria na disciplina de pesquisa em Serviço Social, como momento de construção de novas analises e percepções, onde o graduando está experimentando a relação acadêmico-científica e “aprendendo a fazer pesquisa na graduação”
metadata.dc.description.abstractother: The present work of Conclusion of Contest aims to analyze the process of knowledge production and research in the graduation course in Social Service of UFF / Campos and a monitoring experience to strengthen research in Social Work. He recruited a re-reading of the trajectory of the profession in the last decades, aiming at the process of construction of Social Service as a knowledge producing area, as well as its approximation with social discipline. To do so, a qualitative field research was used, through the questionnaire, two undergraduate teaching staff were offered in Social Service of the UFF / Campos. The researches that search for problems in the professional formation of the Bachelor in Social Work, do not qualify as precise tools for professional work. Developments for the monitoring experience of Social Service research, such as the moment of construction of new analyzes and perceptions, where an academic-scientific research is developed and "learning to do research in the undergraduate"
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11506
Appears in Collections:SGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia completa. Kíssila Nunes.pdf791.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.