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Title: Entre batuques e tambores: o samba do Morrinho em Campos/RJ como resistência histórica
Authors: Schocair, Gabriela Mendes Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Carlos Antônio de Souza
metadata.dc.contributor.advisorco: Malta, Márcio José Melo
metadata.dc.contributor.members: Moraes, Carlos Antônio de Souza
Malta, Márcio José Melo
Ford, Juliana Viana
Silva, Matheus Thomaz da
Issue Date: 2019
Citation: SCHOCAIR, Gabriela Mendes Moreira. Entre batuques e tambores: o samba do Morrinho em Campos/RJ como resistência histórica. 2019. 93 f. Trabalho final de curso (Bacherelado em Serviço Social)--Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.
Abstract: A concepção das manifestações culturais como movimentos de resistência contra hegemônicas norteou o direcionamento da pesquisa em tela. Como recorte, optamos pelo aprofundamento no universo do samba, importante bastião e representante da cultura popular no Rio de Janeiro e conhecido no âmbito nacional e internacional. Desta forma, debruçamo-nos nos principais elementos que constituem este estilo musical na capital carioca e em Campos dos Goytacazes, cidade situada no Norte Fluminense, para identificar as diversas frentes que o samba atua como instrumento de resistência à cultura e ao ideário dominantes. Por meio de revisão bibliográfica e do recurso da oralidade, traduzidas em entrevistas realizadas com importantes atores sociais do bairro do Morrinho em Campos/RJ,foi possível construir uma análise crítica acerca da temática, apontando para o fortalecimento da compreensão desta manifestação cultural como resistência histórica aos diversos processos de exclusão e apartamento de um povo e de uma cultura. Assim, analisando letras de samba enredo produzidas no Morrinho e no Rio de Janeiro, pudemos identificá-las enquanto transmissora de mensagens capazes de aguçar a capacidade imaginativa de seus ouvintes e, por ter alcance popular, de possibilitar a propagação de novos códigos culturais importantes na construção de uma nova sociabilidade que envolve outra concepção de sociedade, Brasil e mundo
metadata.dc.description.abstractother: The conception of cultural manifestations as movements of counter-hegemonic resistance guided the direction of research on canvas. As a cutout, we chose to deepen the universe of samba, an important bastion and representative of popular culture in Rio de Janeiro and known nationally and internationally. In this way, we focus on the main elements that constitute this musical style in the capital of Rio de Janeiro and in Campos dos Goytacazes, a city located in Norte Fluminense, to identify the various fronts that samba acts as an instrument of resistance to the dominant culture and ideology. Through a literature review and the orality resource, translated into interviews with important social actors of the Morrinho neighborhood in Campos/RJ, it was possible to construct a critical analysis on the theme, pointing to the strengthening of the understanding of this cultural manifestation as historical resistance to the various processes of exclusion and apartment of a people and a culture. Thus, analyzing lyrics of samba plot produced in Morrinho and Rio de Janeiro, we were able to identify them as a transmitter of messages capable of sharpening the imaginative capacity of their listeners and, for having popular reach, to enable the propagation of new important cultural codes in the construction of a new sociability that involves another concept of society, Brazil and world
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11507
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