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Title: Checklist de exame físico para clientes hematológicos: uma abordagem situacional de ensino
Authors: Souza, Vinicius Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: Queluci, Gisella de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Cunha, Maria Amália de Lima Cury
Brandão, Euzeli da Silva
Issue Date: 2018
Citation: SOUZA, Vinicius Rodrigues de. Cheklist de exame físico para clientes hematológicos: uma abordagem situacional de ensino: 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão, a ausculta, o olfato e o uso de alguns instrumentos e aparelhos simples. Logo, na prática assistencial de enfermagem, a descrição e observação das situações-problema de uma clientela específica sofrerão influencias em relação à prioridade e planejamento dos cuidados prestados pelo enfermeiro. Este estudo teve como objeto o exame físico em clientes hematológicos a partir de uma abordagem situacional. O objetivo geral é analisar o exame físico em um contexto situacional de clientes hematológicos na prática assistencial do enfermeiro. Os objetivos específicos são: Descrever uma situação-problema de um cliente hematológico; Avaliar o exame físico do enfermeiro na situação-problema de um cliente hematológico; Discutir o exame físico em uma perspectiva situacional como contribuição ao ensino de enfermagem e Construir um instrumento de ensino para realização do exame físico ao cliente hematológico a partir de situações-problema vivenciado na prática de enfermagem. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, cujo cenário foi um Instituto de Hematologia e Hemoterapia situado no município do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram dez enfermeiros atuantes no cuidado aos clientes hematológicos presentes nos setores de internação. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de uma entrevista com os participantes da pesquisa, onde foram realizadas perguntas referentes ao perfil profissional como ano de formação, tempo de atuação no cenário do estudo e existência de cursos de pós-graduação, experiência do exame físico durante a vida acadêmica e a realização do exame físico na prática diária, além das perguntas voltadas à situação-problema de um paciente. Os dados coletados foram transcritos e analisados sob a ótica da análise temática, por meio da elaboração das seguintes categorias: Problemas Evidentes, Problemas Não Evidentes e Ambiente. Identificamos que todos os enfermeiros realizam o exame físico durante a visita diária aos clientes. Além disso, citaram o sangramento como principal sinal de alarme nos clientes hematológicos, devido à complexidade fisiológica da doença. Relataram enquanto problemas na situação apresentada, as alterações fisiológicos definidas como problemas evidentes, porém deram mais ênfase aos problemas não evidentes, contemplados pela questão emocional, ambiental e de comunicação. Reconheceram o ambiente como um fator totalmente relacionado a uma assistência de saúde de qualidade, e que os problemas emocionais impactam na interação do cliente e enfermeiro. Com o desenvolvimento da Metodologia de Resolução de Situações-Problema e utilizando um referencial teórico de Vila de Carvalho, foi possível elaborar e discutir uma situação-problema construída. Diante dos problemas encontrados, puderam-se associar com os 21 problemas de enfermagem da teórica Faye Abdellah, identificando intervenções para as resoluções desses problemas.
metadata.dc.description.abstractother: The physical examination includes inspection, palpation, percussion, auscultation, smell and the use of some simple instruments and devices. Thus, in the nursing care practice, the description and observation of the problem situations of a specific clientele will be influenced in relation to the priority and planning of the care provided by the nurse. The object of this study was the physical examination in hematological clients from a situational approach. The general objective is to analyze the physical examination in a situational context of hematological clients in the nurses' practice of care. The specific objective is to describe a problem situation of a hematological client; To evaluate the physical examination of the nurse in the problem situation of a hematological client; To discuss the physical examination in a situational perspective as a contribution to nursing education and to construct an educational instrument to perform the physical examination to the hematological client from situations experienced in nursing practice. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach, whose setting was a Hematology and Hemotherapy Institute located in the city of Rio de Janeiro. The research participants were ten nurses working in the care of hematological clients present in the hospitalization sectors. The research data were obtained through an interview with the participants of the research, where questions were asked regarding the professional profile as year of training, time of action in the study scenario and existence of postgraduate courses, physical examination experience during the academic life and the accomplishment of the physical examination in the daily practice, besides the questions facing the problem situation of a patient. The collected data were transcribed and analyzed from the perspective of the thematic analysis, through the elaboration of the following categories: Evident Problems, Problems Not Evident and Environment. We identified that all nurses perform the physical examination during the daily visit to the clients. In addition, they cited bleeding as the main alarm signal in hematological clients due to the physiological complexity of the disease. They reported as problems in the presented situation, the physiological changes defined as evident problems, but they gave more emphasis to the not evident problems, contemplated by the emotional, environmental and communication issue. They recognized the environment as a factor fully related to quality health care, and that emotional problems impact on client and nurse interaction. With the development of the Problem-Solving Methodology and using a theoretical reference from Vila de Carvalho, it was possible to elaborate and discuss a problem situation constructed. Faced with the problems found, they were able to associate with the 21 nursing problems of the theoretical Faye Abdellah, identifying interventions for the resolution of these problems.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11510
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