Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515
Title: A química nas gorduras: uma oficina temática
Authors: Martorano, Lucas Haidar
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
metadata.dc.contributor.advisorco: Santos Jr, Fernando Martins dos
metadata.dc.contributor.members: Valverde, Alessandra Leda
Chinelli, Maura Ventura
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MARTORANO, Lucas Haidar. A química nas gorduras: uma oficina temática. Niterói, 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: A prática de ensino, em muitos casos, ainda consiste no modelo de aula expositiva tradicional. Com a finalidade de envolver e promover uma aprendizagem significativa, algumas estratégias vêm sendo aplicadas. Uma abordagem que pode ser adotada com este intuito são as oficinas temáticas, pois além de promoverem uma aula mais dinâmica e com experimentações, a contextualização pode ser empregada, tornando a aula mais conectada com a realidade dos alunos. Uma teoria de aprendizagem que coincide nesta abordagem é a teoria de David Ausubel: Teoria da Aprendizagem Significativa. A teoria se baseia na ideia de que o novo conhecimento se relaciona de maneira não-literal e não-arbitrária com um saber já existente na estrutura cognitiva do aluno. Esta interação é responsável pela significação do novo e o enriquecimento de conceitos do conhecimento prévio relacionado. Visto isto, este trabalho constitui-se no desenvolvimento, na aplicação e na avaliação de uma oficina temática no ensino de conceitos de Química Orgânica, como isomeria, e sua relação com as gorduras em uma turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Pinto Lima em Niterói – RJ. Sob tal perspectiva e com os resultados obtidos, a oficina temática apresenta-se como uma estratégia das diversas ferramentas existentes que contribuem para despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem menos mecanizada.
metadata.dc.description.abstractother: The practice of teaching, in many cases, still consists of a traditional expository classroom model. In order to involve and promote meaningful learning, the various measurements are being applied. Educational practices can be adopted with the aim of promoting the practice of a more dynamic class and with experimentation, a contextualization can be employed, making the class more connected with the reality of the students. A learning theory that coincides in this approach is David Ausubel's Theory of Significant Learning. The theory is based on the idea that the new knowledge relates in a non-literal and non-abstract way with an already existing knowledge in the student’s cognitve structure. This interaction is responsible for the significance of the new and the enrichment of concepts of related prior knowledge. Considering this, this work constitutes the development, application and evaluation of a thematic workshop in the teaching of concepts of Organic Chemistry, as isomeria, and its relation with the fats in a class of the 3rd High School of Pinto Lima State College in Niterói – Rj. In this perspective and with the result obtained the thematic workshop presentes itself as a strategy of the various existing tools that contribute to arouse students interest and promote less mechanized learning.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11515
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFC 2019.2 Lucas Haidar Martorano.pdf777.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons