AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO COLÉGIO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO
Colégio de São Bento
Georges Papy
New Math Movement
Colégio de São Bento
Georges Papy
Abstract
Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, este colégio adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por Georges Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy, com resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Author
Document type
Artigo de periódicosPublisher
HISTEDBR
Note
v. 14, p. 363-383, dez. 2014. ISSN 1676-2584. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640566/8125>. Acesso em: 14 dez. 2015.Source
DASSIE, B. A. ; CARVALHO, J. B. P. F. ; COSTA, L. F. As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 363-383, dez. 2014. ISSN 1676-2584. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640566/8125>. Acesso em: 14 dez. 2015.Subject(s)
Movimento da Matemática ModernaColégio de São Bento
Georges Papy
New Math Movement
Colégio de São Bento
Georges Papy