Metadata
Show full item record
UMA ABORDAGEM INTERATIVA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
Ensino de química
Ferramenta didática
Tabela periódica
Evolução histórica da tabela periódica
Ferramenta didática
Produção intelectual
Periodic table
Teaching of chemistry
Didactic tool
Soares, Lucia Teixeira | Posted on:
2019
Abstract
A tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria das vezes, não relaciona a evolução histórica dos elementos com a sua organização e classificação. Dessa forma, o aluno observa a tabela periódica como um quadro de elementos que necessita decorar, sem significação. Nesse sentido, o presente trabalho vem buscar estratégias e recursos didáticos que auxiliem os alunos no aprendizado de química. Primeiramente usou-se uma abordagem histórica da construção da tabela periódica, até o modelo atualmente usado. Em seguida, construiu-se uma tabela periódica interativa e lúdica, composta por uma base imantada e por fichas dos elementos, igualmente preparados com imãs e, por fim, elaborou-se um jogo voltado para a familiarização dos alunos com os símbolos dos elementos químicos. Após as aulas em que esses recursos didáticos foram usados realizou-se uma entrevista em grupo focal através da qual pode-se identificar que a tabela periódica estruturada, interativa e lúdica foi uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem desse conteúdo de química, proporcionando uma identidade do educando com o material, que relaciona seu cotidiano com o conhecimento químico e mostra a importância desse conhecimento. O jogo foi avaliado com um pequeno questionário, através do qual foi possível confirmar o valor das atividades lúdicas para a aprendizagem. O presente trabalho vem trazer a tabela periódica estruturada e interativa almejando uma aprendizagem mais leve e espontânea por parte do educando, proporcionando uma aproximação dos elementos da tabela periódica com o cotidiano do aluno
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOARES, Lucia Teixeira. Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica. Niterói, 2019. 57 f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.Subject(s)
Tabela periódicaEnsino de química
Ferramenta didática
Tabela periódica
Evolução histórica da tabela periódica
Ferramenta didática
Produção intelectual
Periodic table
Teaching of chemistry
Didactic tool
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: