Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11520
Title: Uma abordagem interativa para o ensino da Tabela Periódica
Authors: Soares, Lucia Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor: Chinelli, Maura Ventura
metadata.dc.contributor.advisorco: Marques, Marcelo Monteiro
metadata.dc.contributor.members: Miranda, Gisele dos Santos
Selles, Jairo Paes
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: SOARES, Lucia Teixeira. Uma abordagem interativa para o ensino da Tabela Periódica. Niterói, 2019. 57 f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: A Tabela Periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de Química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria das vezes, não relaciona a evolução histórica dos elementos com a sua organização e classificação. Dessa forma, o aluno observa a Tabela Periódica como um quadro de elementos que necessita decorar, sem significação. Nesse sentido, o presente trabalho vem buscar estratégias e recursos didáticos que auxiliem os alunos no aprendizado de Química. Primeiramente usou-se uma abordagem histórica da construção da Tabela Periódica, até o modelo atualmente usado. Em seguida, construiu-se uma Tabela Periódica interativa e lúdica, composta por uma base imantada e por fichas dos elementos, igualmente preparados com imãs e, por fim, elaborou-se um jogo voltado para a familiarização dos alunos com os símbolos dos elementos químicos. Após as aulas em que esses recursos didáticos foram usados realizou-se uma entrevista em grupo focal através da qual pode-se identificar que a Tabela Periódica estruturada, interativa e lúdica foi uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem desse conteúdo de Química, proporcionando uma identidade do educando com o material, que relaciona seu cotidiano com o conhecimento químico e mostra a importância desse conhecimento. O jogo foi avaliado com um pequeno questionário, através do qual foi possível confirmar o valor das atividades lúdicas para a aprendizagem. O presente trabalho vem trazer a Tabela Periódica estruturada e interativa almejando uma aprendizagem mais leve e espontânea por parte do educando, proporcionando uma aproximação dos elementos da Tabela Periódica com o cotidiano do aluno.
metadata.dc.description.abstractother: The Periodic Table is a fundamental tool in the teaching of Chemistry and its understanding is substantial for the use in several other contents of this science. However the teaching that is offered to the students most often does not relate the historical evolution of the elements with their organization and classification. In this way, the student observes the Periodic Table as a frame of elements that he needs to decorate without meaning. In this sense, the present work seeks strategies and didactic resources that help the students in the learning of Chemistry. Firstly, a historical approach to the construction of the Periodic Table was used up to the model currently used. Next, an interactive and playful Periodic Table was constructed, consisting of a magnetized base and chips of the elements also prepared with magnets, and finally a game was developed to familiarize students with the symbols of the chemical elements. After the classes in which these didactic resources were used a focal group interview was conducted through which one can identify that the Interactive and Played Structured Periodic Table was a facilitating tool in the learning process of this Chemistry content providing an identity of the student with the material that relates their daily life with the chemical knowledge and shows the importance of this knowledge. The game was evaluated with a small questionnaire through which it was possible to confirm the value of play activities for learning. The present work brings the Structured and Interactive Periodic Table aiming for a lighter and more spontaneous learning on the part of the student, providing an approximation of the elements of the Periodic Table with the daily life of the student.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11520
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFC 2019.1_(Lucia Teixeira Soares).pdf.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons