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Title: O teatro nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários
Authors: Chagas, Rosana Frassetti
metadata.dc.contributor.advisor: Mendonça, Áureo Guilherme
metadata.dc.contributor.members: Mendonça, Leandro
Leonardo, Rita de Cássia Santos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar o teatro como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários de crianças e adolescentes atendidas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Rio das Ostras – RJ, a fim de confirmar os resultados positivos que o teatro pode proporcionar às crianças e adolescentes atendidos pelo serviço. Essa análise se dá a partir da minha experiência como “oficineira” de teatro nos CRAS do município e das pesquisas teóricas e de campo que realizei. Meus estudos se baseiam na análise qualitativa dos resultados alcançados pelo serviço através do teatro. Contextualizei o teatro e seu desenvolvimento ao longo da história ao desenvolvimento da cultura e da humanidade, às conquistas de direitos sociais, bem como a sua importância para a emancipação do indivíduo, para o seu protagonismo, entre tantas outras contribuições. Ao pensar o teatro como direito e atrelado às políticas sociais, correlaciono o teatro à cultura, trazendo citações de legislações pertinentes como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Busquei, neste trabalho tratar o teatro à luz do direito à cultura, garantido na Constituição Federal vigente de uma forma geral e particularmente às crianças e adolescentes e de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to analyze the theater as a service of coexistence and strengthening of family and community ties of children and adolescents attended at CRAS (Social Assistance Reference Center) of the city of Rio das Ostras – RJ, in order to confirm the positive results that the theater can provide to children and adolescents served by the service. This analysis comes from my experience as a theater teacher in the CRAS of the municipality and the theoretical and field research that I performed. My studies are based on the qualitative analysis of the results achieved by the service through the theater. I have contextualized the theater and its development throughout history to the development of culture and humanity, to the achievements of social rights, as well as its importance for the emancipation of the individual, for his protagonism, among many other contributions. When I think of theater as a right and linked to social policies, I correlate theater with culture, bringing references to pertinent legislation such as the Federal Constitution of 1988 and the Statute of the Child and Adolescent, in this work, I sought to treat theater in the light of the right to culture, guaranteed in the Federal Constitution in force in general and particularly to children and adolescents, in light of the Statute of the Child and Adolescent.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11522
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