Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11525
Title: Uma viagem pela teoria da relatividade: proposta de inserção de tema de Física Moderna no ensino médio
Authors: Choté, Diulei da Silva Cruz
metadata.dc.contributor.advisor: Moriconi, Marco
metadata.dc.contributor.members: Martins, Jorge Simões de Sá
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: CHOTÉ, Diulei da Silva Cruz. Uma viagem pela teoria da relatividade: uma proposta de inserção de tema de física moderna no ensino médio. Niterói, 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta de abordagem de teoria da relatividade restrita a ser utilizada principalmente nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, que tiveram seu currículo alterado no início do ano de 2012. A proposta se baseia na elaboração de diálogos e atividades investigativas bem dirigidas que exijam maior participação do aluno, fazendo o professor ter papel de mediador do conhecimento, não tendo o processo de ensino focalizado em sua escrita e oralidade. Na elaboração dessa nova proposta de estilo de aula foi possível perceber a possível extensão desta ideia para diferentes temas da física, podendo assim ser produzido um vasto material didático para o professor utilizar em sala de aula. Para tal criação foram discutidos alguns dos documentos oficiais referentes a educação, e artigos de autores que pesquisam sobre o ensino de física moderna para o ensino médio. Além da leitura do livro “O que é a teoria da relatividade?” de Landau e Rumer, que serviu de base para algumas partes dos diálogos e atividades criadas para o produto.
metadata.dc.description.abstractother: In this work we present an approach to the teaching of the special theory of relativity for the Ensino Medio section in the state of Rio de Janeiro, focused at the state institutions, whose physics curriculum was redesigned in the beginning of 2012. Our proposal is built on dialogues, and guided research projects, that require a higher level of participation on the students side, and where the professor acts as an adviser, taking the focus of the learning processes away from the verbal and written aspects of conventional teaching. As we developed this proposal, it became clear that it could be applied to a wide range of subjects to be used in classroom, under the guidance of a tutor. We also took into account some of the main articles on education, as well as the literature on the specific research on teaching modern phyiscs at the ensino medio. The booklet “What is the theory of relativity?” by Landau and Rumer served as a basis in parts of the dialogues and the proposed activities.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11525
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_diulei_bifi.pdf195.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons