Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11528
Title: Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
Authors: Bettiol, Natasha
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Costa, Isa
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: BETTIOL, Natasha. Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos. Niterói, 2012. 57 f Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Física, 2012.
Abstract: Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza no contexto escolar, nesta monografia são analisadas as tendências atuais para o ensino de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, com subsequente apresentação de uma sugestão de abordagem metodológica para o ensino de conteúdos relacionados aos fenômenos luminosos, composta por 4 (quatro) atividades de ensino. Para tanto, o tema Instrumentos Ópticos foi tomado como elemento central, na proposição de atividades articuladas aos eixos temáticos propostos nas atuais diretrizes para o ensino de Ciências: Terra e Universo; Vida e Ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. As atividades de ensino e os recursos didáticos propostos visam contemplar a contextualização e o enfoque interdisciplinar dos conteúdos, relacionando-os os com os conhecimentos prévios dos alunos, a fim de atender os principais objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível da Educação Básica, sem que haja um ensino fragmentado, preso somente ao livro didático e fora da realidade do estudante. Para a efetivação da proposta é sugerido o uso de vários recursos didáticos, tais como, vídeos, kits experimentais, entre outros, visando aumentar a participação do aluno no seu processo de aprendizagem e tornando-a, consequentemente, melhor e mais eficiente. Além das atividades de ensino, também são apresentadas sugestões para a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um processo que forneça ao professor dados sobre a qualidade da aprendizagem dos alunos e o alcance das propostas de ensino.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this research is to contribute to an improvement in the teaching of Science of Nature in the school context. In this monograph, recent tendencies to Science teaching in the intermediate school will be analyzed, and later I will present a suggestion of a methodological approach to the teaching of related subject matters as luminous phenomenon, formed by 4 teaching activities. Therefore, the Optical instruments theme was taken as the central element in proposing articulated activities to the thematic instructions proposed in the current guidelines for Science teaching: Earth and Universe, Life and Environment, and Human Health, Technology and Society. The teaching activities and teaching resources proposed aim to address the context and content of interdisciplinary focus, linking them with the students' prior knowledge in order to meet the main objectives of the National Curriculum for Basic Education that level without there is a fragmented education, attached only to the textbook and outside the realm of student. For the realization of this proposal is suggested to use various teaching resources, such as videos, experimental kits, among others, to increase student participation in their learning process and making it therefore better and more efficient. Besides teaching activities are also presented suggestions for the evaluation of learning in the perspective of a process that provides the teacher quality data of student learning and scope of the proposed school.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11528
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Natasha Bettiol.pdf989.57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons