SISTEMA PARA FACILITAÇÃO NA INTERATIVIDADE E PERCEPÇÃO COTIDIANAS DE IDOSOS COM ALZHEIMER EM ESTÁGIOS INICIAL E MODERADO DA DOENÇA
Alzheimer
Produto
Interativo
Lúdica
Qualidade de vida
Desenho industrial
Doença de Alzheimer
Qualidade de vida
Desenvolvimento de produto
Alzheimer’s disease
Alzheimer
Product
Interactive
Playful
Life quality
Brisson, Rafaela dos Santos | Posted on:
2019
Abstract
A Doença de Alzheimer, demência degenerativa, progressiva e sem cura, além da memória também pode afetar a fala, noção de espaço e tempo como também causar mudanças de comportamento no idoso que a porta. Quando tratada, os sintomas podem estagnar ou até mesmo retrocederem. Pensando em uma maneira de contribuir no tratamento da doença, o trabalho proposto desenvolveu um artefato que objetiva auxiliar na orientação do idoso em estágios inicial e moderado da doença quanto ao seu tempo e espaço atual, assim como visa incentivar a comunicação e interação entre o paciente e o cuidador. A primeira etapa consistiu em um estudo aprofundado sobre a temática, junto a pesquisadores e profissionais da área, geriatras, neurologistas, terapeutas e fisioterapeutas, assim como acompanhamento da rotina do idoso com seu cuidador. Em seguida, realizou-se pesquisas de produtos utilizados como terapia ocupacional para estímulo dos pacientes com a demência, também um questionário destinado aos cuidadores e registros de ações com usuária disposta pela família a participar efetivamente da projetação e testes a fim de estabelecer os principais problemas e buscar solucioná-los. Definidos como principais problemas a amnésia de fatos recentes, alterações frequentes de humor, perda da noção de tempo e espaço, repetitividade e monotonia, traçou-se o perfil do usuário, onde, a partir dele, desenvolveu-se as alternativas, construindo modelos físicos até o protótipo final. Por fim, apontou-se as funções do produto assim como seu detalhamento técnico. Como esperado, o produto, que se constituiu em um quadro interativo cumpriu com os objetivos, de forma simples e eficiente, auxiliou do desempenho cognitivo, por buscar por memórias visuais e datadas; motor, ao incentivar a escrita em espaços delimitados; de fala, à buscar a interação e comunicação, demonstrando que é possível melhorar a qualidade de vida diária do idoso com Alzheimer de maneira lúdica e intuitiva.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
BRISSON, Rafaela dos Santos. Sistema para facilitação na interatividade e percepção cotidianas de idosos com Alzheimer em estágios inicial e moderado da doença. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019Subject(s)
Doença de AlzheimerAlzheimer
Produto
Interativo
Lúdica
Qualidade de vida
Desenho industrial
Doença de Alzheimer
Qualidade de vida
Desenvolvimento de produto
Alzheimer’s disease
Alzheimer
Product
Interactive
Playful
Life quality